Vinho

Caru

Caru Beraud, analista de sistemas de formação e enófila de coração. Por amar tanto os vinhos, acabei me aprofundando no assunto e sigo em direção ao WSET Diploma (ou, WSET nível 4). Sempre que possível busco compartilhar os meus conhecimentos a fim de democratizar e ajudar a difundir a cultura responsável dessa deliciosa, envolvente e charmosa bebida.  *** Desde que comecei a me aprofundar no universo dos vinhos, a pergunta que mais me fazem é: afinal, o que é um vinho bom? Nem sempre a resposta a essa pergunta é simples, já que o mundo dos vinhos é um território repleto…

avatar facebook PT-01

No dia 07 de Setembro, o Porto será palco da conferência “Ciência & Vinho – do terroir para o copo” onde serão abordados alguns dos tópicos mais importantes ligados à vinha e ao vinho: terroir, viticultura, vinificação, avaliação sensorial, marketing e saúde. Um evento promissor, pelo que fica aqui o nosso convite aos leitores para prestigiarem este encontro que certamente será rico e proveitoso. Para sabermos um pouco mais sobre essa iniciativa, o Winelicious Wine Blog entrevistou a Comissão Organizadora do evento. Confiram a entrevista e caso tenham interesse em participar, poderão fazer a inscrição aqui!! Winelicious Wine Blog  – É louvável a concepção…

port

Os vinhos doces não têm adição de açúcar!! Estes podem ser doce por diferentes motivos. Entre os principais, destacamos o processo de fortificação (no qual a fermentação do mosto é interrompida mediante a adição de uma bebida destilada, conservando assim um maior teor de açúcar, na medida em que a fermentação é interrompida antes do açúcar naturalmente contido nas uvas se transformarem totalmente em álcool) e a super maturação das uvas (quanto mais maduras, maior será a sua concentração de açúcar. Os chamados vinhos de colheita tardia, são elaborados a partir de uvas super-maduras, vindimadas mais tarde, depois de serem deixadas nas videiras até adquirirem um aspecto…

ripe-grapes-in-vineyard-picjumbo-com

O termo “vindima” quando usado no singular, este termo significa as próprias uvas; quando se utiliza no plural já significa a colheita dos cachos da uva efectuada quando alcançaram o seu grau óptimo de amadurecimento. Também se usa este termo quando se fala do conjunto dos cachos quando chegam ao lagar depois de colhidos. Para a qualidade do futuro do vinho, é muito importante a escolha exacta da data da vindima que deve ser determinada pelas condições climatéricas. Fonte: IVV

Festival Europeu do Terroir Nos últimos dias 30 de Junho e 1 de Julho, decorreu, à beira Tejo,  o Vinho ao Vivo – Festival Europeu do Terroir, uma parceria entre a esplanada A Margem e a garrafeira Os Goliardos. O Vinho ao Vivo contou com a presença de 35 produtores de seis países (Alemanha, Áustria Espanha, França, Itália e Portugal), promovendo o encontro entre enófilos e produtores apaixonados (e bastante exigentes!). O Winelicious Wine Blog teve a alegria de prestigiar o evento e podemos dizer que foi gratificante ver num mesmo local a partilha de diferentes experiências e encontrar produtos que expressam tão bem seus terroirs. Os vinhos eram de muito boa qualidade,…

parispodeesperar

Paris pode esperar Este filme é uma verdadeira viagem pela enogastronomia francesa. A história começa em Cannes onde um cineasta (interpretado por Alec Baldwin) está a trabalho acompanhado de sua esposa Anne (interpretada por Diane Lane). Sempre muito ocupado com o trabalho, o cineasta segue para o Marrocos e sua esposa termina por aceitar uma boleia até Paris de um sócio francês do marido. Antes de chegarem ao destino, o francês inicia uma viagem de carro pelas belas regiões vinícolas do país, mostrando à Anne que naquele país a herança cultural e enogastronômica é enorme e se faz presente até os dias de hoje. Com diversas paradas até chegarem à…

DSC_0387

A prova de vinhos pode decorrer de forma despretensiosa entre familiares e amigos. Esta pode ser uma maneira divertida de celebrar o encontro. Devemos tirar da cabeça aquela conotação de que provas de vinho se restringem à especialistas da área ou à provas comerciais, normalmente realizadas em visitas à vinícolas e wine shops. Na realidade, podemos usufruir deste momento no seio da nossa intimidade, no conforto das nossas casas e com as pessoas do nosso convívio. Uma prova mais intimista e descontraída permite-nos experimentar mais rótulos e conhecer o produto ao nosso rítimo, criando então uma maior familiaridade com o mundo dos vinhos. Este tipo de…

1354672800000-Porto-e-tonica

Hoje partilhamos aqui a sugestão de um aperitivo bastante refrescante, a cara do verão! Ingredientes: 120 ml de vinho do Porto 1 lata de água tônica fresca 1 pedaço de casca de limão cubos de gelo a gosto Modo de Preparo: Separe 2 copos e acrescente 60 ml de vinho do Porto em cada um dele. Depois, com um descascador de legumes faça duas tiras da casca do limão com cuidado para não extrair a parte branca que poderá amargar o drinque. Coloque 1 tira em cada copo. Complete os copos com gelo e preencha com a água tônica fresca. Sirva a seguir. Rendimento: 2…