Vinho

19

Desfrute do vinho ao máximo  Perceba o vinho que bebe: saber de onde vem o seu carácter único torna o consumo mais agradável. Beba devagar: leve tempo a saborear a gosto distinto do vinho. Acompanhe o vinho com boa comida: desfrute o vinho que acompanha a sua comida, juntamente com um copo de água. É preferível o consumo regular de pequenas quantidades de vinho do que grandes quantidades em finge drinking numa só ocasião. Não exceda as directrizes para a moderação e consumo de baixo risco de bebidas alcóolicas. O consumo de vinho requer maturidade: os menores não devem beber.…

7

A casta Moscatel Galego Roxo é fruto de uma mutação genética da casta Moscatel Galego. Esta casta tinta delicada apresenta uma produtividade baixa, os seus cachos são pequenos e compactos, apresentando bagos redondos em tom rosado e com muita doçura. Esta variedade é cultivada em quantidades diminutas na Península de Setúbal, onde  dá origem a um vinho generoso semelhante ao “Moscatel de Setúbal”, porém com aromas e sabores mais complexos.

DSC_0283

As castas consistem nas características genéricas de um conjunto de videiras, oriundas de uma ou de várias plantas morfologicamente afins. Uma mesma casta quando cultivada em solos e climas distintos, origina vinhos diferentes, ainda que algumas características aromáticas peculiares da casta se conservem. Estas podem ser utilizadas isoladamente, dando origem à vinhos monovarietais que expressam toda a personalidade e subtileza da variedade de uva utilizada ou podem ser misturadas com outras variedades (blends ou vinho de corte), de forma a conceber vinhos que expressem o melhor de cada uma das castas. Aqui os enólogos vão fazer um jogo de equilíbrio entre as…

Esta semana tivemos o privilégio de conhecer a Quinta do Casal Branco em um almoço comemorativo dos seus 200 anos de história vitivinícola. Durante a visita tivemos a oportunidade de visitar a adega e provar os mais recentes lançamentos da casa: o Falcoaria Fernão Pires 2016,  o Falcoaria Grande Reserva Tinto 2015 e o Falcoaria late Harvest 2014. Todos os três são excelentes vinhos, porém destacamos aqui o Falcoaria Fernão Pires 2016 elaborado a partir da casta Fernão Pires proveniente de vinhas velhas com mais de 65 anos e que estagia em madeira por 8 meses, sendo produzidas apenas 6.500 garrafas e…

Nessas andanças pelo mundo dos vinhos nos deparamos com muitos projectos grandiosos, mas um em especial nos chamou atenção quer pela sua nobre missão quer pela paixão que os profissionais envolvidos exalam. A PORVID – Associação Portuguesa para a Diversidade da Videira tem desenvolvido um trabalho muito interessante e de grande valor para o sector dos vinhos. Esta associação visa gerar conhecimento sobre as castas de videira portuguesas, criando valor e sustentabilidade a partir das variedades autóctones. Dentre os trabalhos ali desenvolvidos, destacamos as pesquisas sobre selecção e erosão genética que visam preservar a grande diversidade de videiras que encontramos no território português, descobrindo…

valados

Ontem tivemos a oportunidade de prestigiar o lançamento do novo vinho dos Valados de Melgaço em Lisboa, o Alvarinho de vinificação natural 2016. Com este novo rótulo, a marca visa consolidar a sua abordagem diferenciadora no mercado pretendendo elevar todas as propriedades da casta Alvarinho, de modo que esta alcance todo o seu potencial e expresse o terroir de onde provém. Este é primeiro vinho da marca elaborado a partir de técnicas da vinificação natural e sem a adição de quaisquer sulfitos, permitindo que o produto final expresse de forma mais autêntica a natureza das uvas e a sua origem, numa produção limitada que confere ao vinho…

wine

As festas de fim de ano estão a se aproximar e o vinho sempre foi uma boa pedida na hora de presentear nesta época do ano, seja porque propicia o convívio, na medida que quem recebe normalmente termina por compartilhar com os presentes, quer por ser um presente impessoal e que costuma agradar a maioria das pessoas. Contudo, podemos seguir alguns critérios na hora de presentearmos com vinho, assegurando que o presenteado vai desfrutar verdadeiramente da nossa escolha. Se for convidado para um jantar, por exemplo, procure saber sobre os pratos que serão servidos, de modo a seleccionar um vinho que harmonize bem com…

dão

A região vitivinícola do Dão é o berço da Touriga Nacional, onde nascem vinhos elegantes, frescos e cheios de personalidade. Esta região demarcada (segunda região demarcada portuguesa) situa-se no centro do extremo inferior do norte de Portugal e coincide com o Planalto Beirão, que está rodeado por maciços montanhosos compostos a norte pelas serras da Nave, Montemuro e Lapa, a sul pelas serras do Buçaco, Açor e Lousã, a este pela serra da Estrela e a oeste pela serra do Caramulo. O clima da Região Demarcada do Dão é marcado pelas cadeias montanhosas que a circundam e que a protegem da…

Ontem fomos prestigiar o “Grandes Escolhas – Vinhos e Sabores”, o maior encontro vínico do país que está a decorrer até hoje no Pavilhão 4 da FIL – Feira Internacional de Lisboa. O evento conta com a presença de centenas de produtores nacionais e uma programação (pequenas provas, masterclasses, showcooking, “Concurso Grandes Escolhas”…) que faz a alegria dos amante do bom vinho e da boa gastronomia portuguesa. Se estiver em Lisboa não deixe de conferir o que os mais de 300 produtores inscritos têm para apresentar e desfrute desta rica agenda que o evento oferece, sem dúvidas uma programação interessante para enófilos de…

20171023_092847

A falsificação no mundo dos vinhos acompanha a sua história, note-se que o Código de Hamurabi já previa uma pena para punir este acto.  Assim, os vinhos mais prestigiados e colecionáveis sempre foram alvos de falsificação e contravenção, pelo que não são raros os casos que nos chegam aos ouvidos. Actualmente, o mercado conta com uma diversidade de mecanismos para evitar a falsificação,  a contrafacção e tentar assegurar a inocuidade e proveniência de um vinho. De microchips à selos com numeração em série, passando pelos códigos qr, rótulos com marca d´água e malhas. Estas últimas são tradicionalmente utilizadas na região espanhola da Rioja. Origem Em…