Vinho

As confrarias são uma óptima iniciativa para reunir os amigos a volta de um interesse em comum, bem como para partilhar conhecimentos e experiências. Então porque não criar a sua própria confraria para degustar vinhos na companhia de bons amigos? Habitualmente as confrarias visam um ambiente descontraído e informal, contudo tendem a ser grupos fechados cuja a participação de novos membros está dependente da aprovação de todos os integrantes. A frequência dos encontros dependerá da disponibilidade dos confrades, contudo um encontro mensal tende a ser uma boa pedida, permitindo com que todos se programem com antecedência para o encontro. O local…

No mercado encontramos uma enorme variedade de vinhos e os mais variados preços, o que nos leva a seguinte questão: “o que torna estes vinhos diferentes entre si e quais são os factores que afectam o estilo, a qualidade e o preço de um vinho?”. Para responder esta pergunta temos que ter em conta que o vinho é produzido a partir de uvas e que os factores que especialmente definem as características de um vinho serão: a casta (variedade de uvas utilizadas); o meio em que estas uvas são cultivadas, o cuidado dispensado às uvas durante o seu crescimento na vinha e durante…

Na hora de escolher vinhos para certas ocasiões ou fazer uma recomendação, é importante levarmos em consideração os gostos e preferências daqueles que irão consumir os vinhos (e no caso das recomendações, o quanto estão dispostos a investir). Quando se tratar de um evento para um grande número de pessoas cujos gostos são variados ou não conhecemos, é razoável evitar vinhos de estilos extremos, sendo preferível oferecer alternativas (branco, rosé, tinto, seco, meio-doce…), de modo a que todos fiquem bem servidos. Cada vez que tiver de escolher vinhos para uma determinada ocasião, tenha em mente que, salvo em circunstâncias determinadas, o vinho não deve…

As regiões vinícolas brasileiras têm investindo nos últimos anos na busca por certificação de origem, de modo a atestar a qualidade de cada terroir e se posicionar bem no mercado internacional de vinhos. Abaixo, apresentamos a lista apresentada pelo IBRAVIN (Instituto Brasileiro do Vinho) das zonas produtoras que já contam com Indicações Geográficas reconhecidas. Farroupilha A área delimitada da IP Farroupilha é a maior área de produção de uvas moscatéis do Brasil, com destaque para a cultivar Moscato Branco, cujo perfil genético foi identificado como único no mundo.  A produção das uvas moscatéis é realizada por centenas de pequenos produtores concentrados…

O Vale do São Francisco representa uma experiência singular no universo enológico, a viticultura do semi-árido tropical desperta curiosidade mundial, uma vez que a capacidade produtiva das videiras é determinada pelo manejo, e não pelo clima, sempre seco e quente. Cada planta gera duas safras por ano, em ciclos de 120 a 130 dias, sendo o único local no mundo onde se produz duas safras por ano de uvas de mesa e de uvas viníferas utilizadas na elaboração de sumos e vinhos. O período de repouso das vinhas é induzido pela irrigação artificial e dura de 30 a 60 dias. O solo, abastecido com…

Desfrute do vinho ao máximo  Perceba o vinho que bebe: saber de onde vem o seu carácter único torna o consumo mais agradável. Beba devagar: leve tempo a saborear a gosto distinto do vinho. Acompanhe o vinho com boa comida: desfrute o vinho que acompanha a sua comida, juntamente com um copo de água. É preferível o consumo regular de pequenas quantidades de vinho do que grandes quantidades em finge drinking numa só ocasião. Não exceda as directrizes para a moderação e consumo de baixo risco de bebidas alcóolicas. O consumo de vinho requer maturidade: os menores não devem beber.…

A casta Moscatel Galego Roxo é fruto de uma mutação genética da casta Moscatel Galego. Esta casta tinta delicada apresenta uma produtividade baixa, os seus cachos são pequenos e compactos, apresentando bagos redondos em tom rosado e com muita doçura. Esta variedade é cultivada em quantidades diminutas na Península de Setúbal, onde  dá origem a um vinho generoso semelhante ao “Moscatel de Setúbal”, porém com aromas e sabores mais complexos.

As castas consistem nas características genéricas de um conjunto de videiras, oriundas de uma ou de várias plantas morfologicamente afins. Uma mesma casta quando cultivada em solos e climas distintos, origina vinhos diferentes, ainda que algumas características aromáticas peculiares da casta se conservem. Estas podem ser utilizadas isoladamente, dando origem à vinhos monovarietais que expressam toda a personalidade e subtileza da variedade de uva utilizada ou podem ser misturadas com outras variedades (blends ou vinho de corte), de forma a conceber vinhos que expressem o melhor de cada uma das castas. Aqui os enólogos vão fazer um jogo de equilíbrio entre as…

Esta semana tivemos o privilégio de conhecer a Quinta do Casal Branco em um almoço comemorativo dos seus 200 anos de história vitivinícola. Durante a visita tivemos a oportunidade de visitar a adega e provar os mais recentes lançamentos da casa: o Falcoaria Fernão Pires 2016,  o Falcoaria Grande Reserva Tinto 2015 e o Falcoaria late Harvest 2014. Todos os três são excelentes vinhos, porém destacamos aqui o Falcoaria Fernão Pires 2016 elaborado a partir da casta Fernão Pires proveniente de vinhas velhas com mais de 65 anos e que estagia em madeira por 8 meses, sendo produzidas apenas 6.500 garrafas e…

Nessas andanças pelo mundo dos vinhos nos deparamos com muitos projectos grandiosos, mas um em especial nos chamou atenção quer pela sua nobre missão quer pela paixão que os profissionais envolvidos exalam. A PORVID – Associação Portuguesa para a Diversidade da Videira tem desenvolvido um trabalho muito interessante e de grande valor para o sector dos vinhos. Esta associação visa gerar conhecimento sobre as castas de videira portuguesas, criando valor e sustentabilidade a partir das variedades autóctones. Dentre os trabalhos ali desenvolvidos, destacamos as pesquisas sobre selecção e erosão genética que visam preservar a grande diversidade de videiras que encontramos no território português, descobrindo…