Vinho

20171023_092847

A falsificação no mundo dos vinhos acompanha a sua história, note-se que o Código de Hamurabi já previa uma pena para punir este acto.  Assim, os vinhos mais prestigiados e colecionáveis sempre foram alvos de falsificação e contravenção, pelo que não são raros os casos que nos chegam aos ouvidos. Actualmente, o mercado conta com uma diversidade de mecanismos para evitar a falsificação,  a contrafacção e tentar assegurar a inocuidade e proveniência de um vinho. De microchips à selos com numeração em série, passando pelos códigos qr, rótulos com marca d´água e malhas. Estas últimas são tradicionalmente utilizadas na região espanhola da Rioja. Origem Em…

doce

A doçura na comida aumenta a percepção de acidez, amargor e o efeito ardente do álcool no vinho, para além de diminuir a percepção do corpo, da doçura e fruta na bebida. Desta maneira, a doçura de um prato pode fazer com que um vinho seco pareça perder a sua fruta e com que seja desagradavelmente ácido. Assim, uma boa regra geral na hora de escolher um vinho para acompanhar qualquer prato que contenha açúcar é optar por um vinho que apresente um nível de doçura mais elevado.

103

As oxidações geralmente são tidas como prejudiciais ao vinho, porém, em alguns casos, elas podem ser benéficas. Nos vinhos a oxidação ocorre devido à dois principais mecanismos: oxidações bioquímicas ou enzimáticas, onde as substâncias (as enzimas oxidantes) activam a oxidação actuando como catalisadores. As oxidações bioquímicas são muito rápidas e ocorrem especialmente na fase pré-fermentação, ou seja, na própria uva quando chega à adega ou no mosto, embora possam também ocorrer nos vinhos novos, recém elaborados; oxidação química ou não enzimática ocorre na ausência daqueles catalisadores e se desenvolvem mais devagar, manifestando-se na fase do envelhecimento da bebida, pelo que se tornam uma característica dos vinhos mais elaborados. A…

47

Corpo é a sensação do vinho na boca quando se prova. Corpo ligeiro – refrescantes e fáceis de beber Os vinhos de corpo ligeiro são normalmente refrescantes e fáceis de beber. Um exemplo de vinho branco de corpo ligeiro é o Pinot Grigio (Itália) e nos tintos podemos citar o Beaujolais (França).  Corpo médio – mais ricos na boca / alguns com madeira O vinho sente-se mais rico e mais substancial. O corpo mais acentuado deve-se normalmente às castas utilizadas ou ao estágio em madeira, o que confere ao vinhos uma textura extra. Como exemplo podemos citar os brancos da…

saberdovinho

No passado dia 26 de Setembro, tive a oportunidade de acompanhar o curso que decorreu nas instalações do IVV – Instituto da Vinha e do Vinho e posso testemunhar uma experiência rica e que recomendo vivamente. O curso tem a duração de 1 dia, mas que de tão interessante saímos com a sensação de querer mais uma dose. Entre exposições claras, um guia de estudo objectivo e provas de vinhos de diferentes estilos e origens, vamos adquirindo capacidade para demonstrar conhecimentos sobre os principais tipos e estilos de vinhos, como armazenar, servir, harmonizar a bebida e ainda como  implementar o hábito…

backtoburgundy

Esta obra, realizada pelo cineasta francês Cedric Klapisch, explora a famosa e bela região vinícola francesa da Borgonha, revelando a sua longa tradição e a elevada qualidade dos vinhos ali produzidos. Contudo, este filme vem apresentar um drama pouco difundido, a sucessão dessas valiosas vinícolas e do legado de um grande produtor. No filme, os três herdeiros (Jean, Juliette e Jérémie) serão confrontados com alguns  dilemas, como: os altos impostos cobrados pelo governo francês no momento da sucessão e algumas dívidas deixadas pelo pai e a falta de dinheiro para pagar esses montantes avultados, surgindo então a necessidade de reflectir sobre a possibilidade de venda das…

33

Quando entramos em contacto com a vinicultura espanhola nos deparamos com termo “vinho de pago” e por não termos no nosso país uma classificação semelhante, a compreensão torna-se, na maioria das vezes, confusa. Vale ressaltar que a tradução ao pé da letra não facilita a compreensão do termo, não  é  intuitiva, uma vez que “pago” em castelhano refere-se à delimitação de terras, herdades destinadas às vinhas ou olivais. Assim, a dúvida que não quer calar é: afinal, no que consistem os vinhos de pago e o que os torna tão cobiçados? Pois bem, os vinhos de pago são os vinhos elaborados a…

O Julgamento de Paris

O Julgamento de Paris (comédia dramática) Esta obra faz uma retrospectiva da indústria vitivinícola nos Estados Unidos e nos revela como o resultado de uma prova às cegas impactou o mundo do vinho e alargou suas fronteiras. O filme retrata a Degustação de Paris de 1976 que entrou para história ao inserir a região de Napa Valley no circuito internacional e abrir espaço para os vinhos do Novo Mundo quando a vinícola californiana Chateau Montelena venceu a competição internacional de melhor vinho branco naquele ano com o seu Chardonnay 1973 e o Stag’s Leap Wine Cellars foi o vencedor na categoria dos tintos com o seu Cabernet Sauvignon…

MOSTO

Em vinicultura, mosto refere-se ao sumo de uvas frescas prensadas destinado à fermentação alcoólica. Este primeiro sub-produto vindo das uvas vai dar origem ao vinho. Na época das vindimas, é com o seu preparo que os trabalhos começam nas adegas. O mosto nos oferece algumas indicações de como será o vinho. Quanto maior for o teor de açúcar, maior será o teor alcoólico deste vinho, uma vez que com a fermentação os açúcares se transformam em álcool. Nesta fase de produção, os enólogos já têm em mente o vinho que querem executar, pelo que é importante estabelecer as características dos produtos e trabalhar com o…