Enoturismo

A Casa Ermelinda Freitas é uma empresa familiar fundada em 1920 situada no concelho de Palmela (a pouco menos de 45 km de distância de Lisboa). Em franca expansão nos últimos anos, esta casa recebeu o prémio de melhor tinto do mundo no concurso Vinailes Internacionales com o seu Syrah 2005. Com uma adega moderna, bons vinhos (boa relação preço/qualidade) e uma vinha educativa (onde os visitantes podem conhecer as diferentes castas ali cultivadas, comparar a morfologia das plantas e degustar, no verão, as diferentes variedades de uvas), esta revela-se uma excelente opção de enoturismo para aqueles que estão a visitar o país. As visitas podem ser realizadas…

FullSizeRender-7

Portugal está na moda e o mundo está a redescobri-lo! Este é um país que se reinventou nas últimas décadas, onde a modernidade anda de mãos dadas com a história e a tradição, um país cosmopolita e de personalidade forte, de dimensões territoriais diminutas, mas muito rico e diverso na sua oferta turística. A popularidade dos destinos turísticos portugueses são fruto da boa experiência que os visitantes aqui desfrutam e pela boa relação preço/qualidade que aqui encontram. A arte de bem receber, a gastronomia farta, os bons vinhos, história e as paisagens arrebatadoras que aqui deparam são uma combinação que deu certo e que torna…

Fotos: CVR Alentejana

O Alentejo ocupa pouco mais de um terço do território continental português. O clima é continental contando com verões quentes e invernos frios. A planície característica da região e a ausência de barreiras orográficas inibem a condensação da humidade vinda do mar, afastando assim uma influência atlântica mais acentuada aos vinhos do Alentejo. Todavia, são justamente os poucos acidentes orográficos na paisagem que pautam e particulariza cada uma das sub-regiões, assegurando condições singulares para a vitivinicultura em toda a região. A DOC (Denominação de origem controlada) Alentejo está sub-dividida nas seguintes regiões: (1) Borba, (2) Évora, (3) Granja-Amareleja, (4) Moura, (5) Portoalegre, (6)…

IMG_4703

Lisboa é sem dúvidas uma das mais charmosas capitais europeias. Esta, que é a maior cidade portuguesa, tem um ar cosmopolita e acolhe bem todos que por ela passam. O seu estilo de vida contemporâneo, mas sem perder o respeito pela sua história, faz desta mescla entre o antigo e o novo a sua marca registada . Como metrópole que é, abriga muitos recantos e o que não faltam são atracções para visitar, mas deixo aqui uma dica para os enófilos que estão por Lisboa: uma visita à Sala de Provas Vinhos de Portugal, também conhecida como Sala Ogival. Esta sala…

Villiera-1-1140x400

Na região de Stellenbosch na África do Sul, encontramos uma vinícola familiar, a respeitada vinícola Villiera. Empenhada em produzir vinhos tintos e brancos de qualidade, esta é afamada pelos seus vinhos espumantes elaborados pelo método Cap Classique, equivalente ao método tradicional. A história dos vinhos Villiera inicia no ano de 1983 quando os primos ​​Jeff e Simon Grier começaram a replantar varietais clássicos e autóctones na propriedade da família. Anos mais tarde, Cathy Brewer (née Grier) se juntou a equipa para comandar o sector de vendas, marketing e exportações da empresa. Hoje em dia, são uma das maiores e renomadas adegas…

As caves do vinho do Porto são uma preciosidade da cultura portuguesa e paragem obrigatória para aqueles que visitam as cidades do Porto e de Vila Nova de Gaia. As caves são um santuário para os amantes do vinho, visto que documentam a história do Douro vinhateiro e permitem um contacto mais estreito com as casas produtoras. Abertas para visitação durante todo o ano, conhecê-las torna-se uma oportunidade para aprofundar os conhecimentos sobre o Vinho do Porto e sobre a cultura duriense.    As opções são diversas e cada casa tem uma abordagem própria, pelo que, se tiverem tempo, vale a pena…

A menos de 85km de Lisboa, encontramos Óbidos, uma vila medieval de casinhas floridas e graciosas lojinhas de artesanato. A vila integra um dos três percursos da Rota da Vinha e do Vinho do Oeste que esta dividida entre as Linhas de Torres, as Quintas de Alenquer e Óbidos. Este último percurso contempla para além da emblemática vila medieval, as quintas do Bombarral, a lagoa de Óbidos, a cidade termal das Caldas da Rainha, Rio Maior e as suas salinas, e ainda o Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros. Esta é uma das vilas medievais mais românticas da…

21

Em Janeiro deste ano, abriu as portas em Lisboa mais um espaço a visitar, o By the Wine – José Maria da Fonseca, a primeira flagship store da marca. O espaço que fica na Rua das Flores, no Chiado, traz um conceito inovador ao mesmo tempo que consegue exprimir os tradicionais valores da José Maria da Fonseca. O projecto ambiciona ser um local de promoção e divulgação da marca e mais uma sala de visita desta família de vinhos.  A sua concepção surgiu quando constataram que ainda não havia no mercado um espaço que conciliasse a promoção em exclusivo das…

jardins

A vinícola José Maria da Fonseca, uma das casas mais emblemática da região da Península de Setúbal, afamada pelos seus vinhos de mesa e moscatéis, foi fundada em 1834. O seu fundador que lhe empresta o nome, um visionário para época, desde os primórdios primou pela qualidade, pelo que a empresa foi galardoada inúmeras vezes pela qualidade dos vinhos que elabora. Actualmente é a mais antiga casa produtora de vinho de mesa e de Moscatel de Setúbal em Portugal. Essa é uma empresa 100% familiar, gerida actualmente pelas 6º e 7º gerações e uma das líderes na produção e comercialização…

A visita à Quinta da Pacheca ocorre durante todo o ano e inicia-se na sua wine shop. A partir deste ponto de encontro, os visitantes são guiados pela propriedade, passando pelos tanques de pisa da uva e pela cave onde descansam os vinhos. Durante o percurso ficam a conhecer a história do local e os processos de vinificação utilizados nesta casa para produzirem os seus vinhos. Para finalizar, os visitantes regressam ao ponto de encontro, onde decorre uma prova de vinhos com direito a uma breve explicação sobre os aromas e sabores dos néctares degustados. Horário: 10:30 às 17:30 (mediante marcação prévia  estes horário poderão ser alterados para atender…