Diário de viagem

DSC_0942

No 40º Congresso Mundial da Vinha e do Vinho, tivemos a oportunidade de realizar uma visita técnica à vinícola Angel’s Estate Winery, localizada a aproximadamente 270 km de Sófia, na vizinhança da cidade de Nova Zagora. Esta vinícola foi fundada com o propósito de produzir vinhos impressionantes e memoráveis. A adega está localizada perto da represa Jrebchevo, Nova Zagora. Esta conta com 1600 acres de vinhas novas, dividida em 60% de castas tintas e 40% de castas brancas. Sua primeira gama de vinhos se chama STALLION inspirada na barragem que fica próxima à propriedade e mais recentemente lançaram uma linha chamada ANGEL que se destaca no…

Captura de ecrã 2017-06-12, às 10.07.47

Entre os dia 29 de Maio e 2 de Junho, realizou-se em Sófia (Bulgária) o 40º Congresso Mundial da Vinha e do Vinho organizado pela Organização Internacional do Vinho (OIV). O evento foi prestigiado pela comunidade científica internacional do sector do vinho, composta por profissionais de diversas áreas do saber, onde a partilha de experiências proporcionou um encontro rico e altamente proveitoso. Este ano, tivemos a oportunidade de participar novamente deste congresso e nele apresentamos dois trabalhos (Digital Wine Marketing: A currently tool for wine sector competitiveness and a way to innovate wine business models  /  Wine and Society: Corporate social responsibility in wine sector), de modo…

lux1539ex.109636

O complexo da Cidade do Vinho é composto pela adega antiga de Marqués de Riscal (1858) – uma das mais antigas da Rioja-, pelo novo edifício desenhado pelo arquitecto canadiano, Frank O. Gehry que acolhe o Hotel Marqués de Riscal – a Luxury Collection Hotel, ainda pelo Spa Vinothérapie® Caudalie, bem como por um dos exclusivos restaurantes comandados pelo chef riojano, Francis Paniego, para além do centro de reuniões, conferências e banquetes. Assim, podemos dizer que a Cidade do Vinho é um chateâu espanhol do século XXI em que o visitante poderá desfrutar de múltiplas experiências que oferece o vinho, um mundo repleto de sensações vivas. Hotel O HotelMarqués de Riscal, a Luxury Collection hotel foi desenhado pelo…

Captura de ecrã 2016-01-8, às 11.00.33

A vinícola espanhola Campo Viejo fundada em 1959 tem mais de 50 anos de história e é uma das casas mais representativas da Denominação de Origem Rioja. A Campo Viejo foi a primeira marca a colocar o vinho da Rioja ao alcance do consumidor, tendo se convertido na marca riojana mais vendida no mundo com presença em mais de 70 países. Na Espanha, é um dos vinhos da Rioja que melhor se encontra posicionado no canal de alimentação e distribuição nacional. A vinícola Arquitectura de vanguarda ao serviço do vinho Em 2000 se iniciou a construção da nova e actual adega,…

4

  A renomada vinícola espanhola Campo Viejo acredita que a arte de vanguarda é o veículo ideal para divulgar nas ruas as cores e a expressividade dos seus vinhos, pelo que criaram um movimento global entitulado “Campo Viejo Streets of Colour“, um verdadeiro convite às pessoas viverem uma vida cheia de cores e paixões. O pontapé inicial desta iniciativa teve como cenário a adega em Logroño, como não poderia ser diferente. Na ocasião, dois notáveis artistas urbanos, Remed e Okuda, entraram em um processo de inspiração, com o apoio dos enólogos da vinícola, em busca de cores que exprimisse os vinhos Campo Viejo, tendo…

IMG_6593

A Cidade do Vinho No coração da vinícola Marqués de Riscal nasce um projecto de grande envergadura com a contribuição muito especial do arquitecto canadiano Frank O. Gehry. Este dá forma ao espírito da vinícola e concebe um edifício icónico onde a tradição e a inovação se encontram. A construção empregou os materiais mais modernos e representou um desafio arquitectónico, resultando em um dos projectos mais ambiciosos na história vitivinícola espanhola. Esta obra espetacular abriga o hotel, unindo a paisagem local e as instalações da vinícola Marques de Riscal, de modo a oferecer uma experiência memorável e única aos visitantes. O complexo…

O Club Vivanco é um grupo muito especial, onde você pode partilhar a paixão pela cultura do vinho e disfrutar em exclusividade do vinho da sua própria barrica! Como sócio deste club você fará parte de uma das criações mais exclusivas, inovadoras e minunciosas do mundo do vinho. Nele você disfrutará de um vinho Reserva da D.O.C. Rioja, exclusivo, de edição limitada e que não é vendido no mercado. Passa também a ter preferência na compra de barricas das novas colheitas. Os sócios ainda poderão organizar eventos familiares ou empresariais no salão privado do edifício social da vinícola, bem como receber ingressos (também…

DSC_0554

Na incrível região vitivinícola da Rioja (Espanha), encontramos o museu Vivanco, um ícone mundial da cultura do vinho. Este museu foi inaugurado pelo Rei Juan Carlos I em 2004 e visa ordenar e dar sentido a 40 anos de coleccionismo da família Vivanco (desde grandes obras de artes – Picasso, Sorolla, Juan Gris, Chillida, Bareceló, Genovês, etc…-, ânforas seculares e materiais audiovisuais através dos quais os visitantes podem descobrir tudo sobre a história e o futuro do vinho). Este espaço cultural dispõe de 4 mil m2 divididos entre 5 salas de exposição permanente e 1 sala de exposição temporária, sendo uma delas…

DSC_0613

No centro de Logroño (Espanha), encontramos um wine bar/restaurante com muito bom ambiente, comida saborosa – variadas opções de pinchos que são capazes de conquistar pelo estômago até mesmo os mais exigentes –  e uma ampla carta de vinhos. O Wine Fandango está assente em três pilares: bom vinho,  comida fresca e de qualidade e muita diversão. A selecção de vinhos prestigia os néctares da Rioja, vinhos nacionais e também mundiais, sob a supervisão da maître Beatriz Martínez. Já a cozinha, fica sob os comando de Aitor Esnal e a diversão fica por conta das diferentes experiências que tentam proporcionar no…

DSC_0152

A vinícola Muga foi fundada em 1932 e é uma das casas produtoras mais prestigiadas da Rioja. Esta vinícola familiar mantém os métodos tradicionais, mas lança também um olhar para o futuro, visando sempre a qualidade dos seus vinhos. Para tal, utiliza as melhores matérias-primas e abrem portas para novas técnicas que proporcionem uma melhoria da qualidade sem perder a autenticidade. Alguns aspectos do seu processo de vinificação tornam-a singular e bastante especial. Este trabalho diferenciado se inicia nos vinhedos, no cuidado que têm com as uvas, passando pelo estágio em barricas de carvalho, pela trasfega por gravidade e pelo…