Gastronomia

Hoje partilhamos a receita de um clássico da culinária francesa. Vale a pena testar e provar! Para a marinada  Ingredientes: 20 dentes de alho inteiros, sem a casca 4 cebolas 2 cenouras 2 alhos franceses (somente a parte branca) 2 frangos inteiros de 2 kg cada 1,5 litro de vinho tinto 1 xícara (chá) de conhaque 1 colher (sopa) de sal grosso sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto 4 folhas de louro 4 ramos de alecrim Modo de preparo: 1. Descasque os dentes de alho e as cebolas. Lave os vegetais e ervas. 2. Numa tábua, corte as cebolas em 4…

O umami na comida eleva a percepção de amargor, acidez e o efeito ardente do álcool no vinho e diminui a percepção de corpo, doçura e fruta no vinho. Muitos alimentos que são tidos como difíceis de harmonizar apresentam altos níveis de umami, mas sem o sal necessário para contrapor o efeito de endurecimento que o umami provoca nos vinhos. Estes alimentos incluem os ovos, os cogumelos, os espargos e o queijos de pasta mole maduros. Outros alimentos que apresentam um nível alto de umami, como carnes e mariscos curados ou fumados e os queijos de pasta dura – em especial, o parmesão –, apresentam também um…

Ingredientes: 1 peru (aproximadamente 4kg, de preferência sem tempero) 1 garrafa de vinho branco seco 500ml de suco de laranja 2 cebolas 1 cenoura 1/2 maço de sálvia 1/2 maço de alecrim 4 dentes de alho 2 talos de salsão 1 cenoura picada 1 pimenta dedo de moça Sal a gosto 1 col. de chá de semente de coentro (coentro em grãos) 1 tablete de manteiga (300g) Papel alumínio Para o molho: 500ml de sumo de laranja 1 colher de sobremesa de maizena 1/2 xícara de chá de mel Preparo: Se comprar um peru sem tempero, comece temperando com sal.…

Hoje partilhamos aqui uma receita ideal para estes dias mais frios. Este delicioso caldo de amêijoas e feijão branco harmoniza muito bem com um vinho branco suave.   Ingredientes 200 g de feijão branco demolhado 200 g de amêijoas 2 dl de vinho branco 1 cebola média 2 dentes de alho 2 talos de salsa 20 g de manteiga Sumo de um limão Coentros q.b. Sal q.b. Pimenta q.b. Azeite q.b. Preparo Aqueça 1 dl de azeite num tacho largo e adicione o alho cortado em lâminas. Junte as amêijoas sempre em lume forte e o vinho de seguida para refrescar,…

Com o sumo natural do abacaxi podemos preparar este molho agridoce que combina muito bem com aves e porco. Ingredientes 1 abacaxi ¼ de xícara (chá) de vinho branco ½ cebola 1 colher (sopa) de farinha de trigo 1 ½ colher (sopa) de mel 1 folha de louro sal e pimenta-do-reino moída na hora Preparo Descasque e pique fino a cebola. Descasque e corte o abacaxi em cubos médios. Transfira os cubos de abacaxi para o copo do liquidificador e bata até ficar liso. Sobre uma tigela, passe o sumo por uma peneira – aperte a polpa com as costas…

Feito com sumo de cranberry, esse molho é azedinho na medida certa e faz um casamento delicioso e perfumado com aves e carnes assadas. Ingredientes 2 e ½ xícaras (chá) de sumo de cranberry 1 cebola picada 1 colher (sopa) de manteiga 3 colheres (sopa) de vinho tinto 1 colher (sopa) de farinha de trigo 1 colher (sopa) de mel 1 folha de louro sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto Preparo Leve uma panela média ao fogo bem baixo. Junte a manteiga e, quando derreter, refogue a cebola, mexendo de vez em quando, até ficar bem macia. Tempere…

Este delicioso molho é super prático de fazer. Na panela, vai vinho tinto, alecrim e cebola. O toque cremoso fica por conta da manteiga. Ingredientes 1 cebola grande 4 colheres (sopa) de azeite 1 dente de alho 1 ramo de alecrim ¼ de xícara (chá) de vinagre balsâmico 2 xícaras (chá) de vinho tinto 2 xícaras (chá) de caldo caseiro de legumes ou de carne 1 colher (sopa) de manteiga Preparo Com uma faca afiada corte fino a cebola e o alho. Numa frigideira junte a cebola e o azeite e refogue por 3 minutos, até ficar translúcida. Junte o…

Hoje apresentamos uma receita de aperitivo super fácil de fazer e que é óptima para acompanhar uma boa taça de espumante ou de vinho rosé! Ingredientes 400 g de salmão fumado 1 abacate Sumo de 1 limão 200 g de queijo Philadelphia Sal q.b. Pimenta q.b. Cebolinho ou aneto picado q.b. 1 folha de gelatina Preparo Ponha a gelatina de molho. Retire-a e, no sumo do limão, dissolva durante 10 segundos no microondas. Amasse a polpa de um abacate, junte o queijo, o sal, a pimenta e o cebolinho (ou aneto). Por fim, junte a gelatina com o sumo de…

Ingredientes: 800 grs de Carré de Borrego 300 grs de Feijão Adzuki Legumes baby (cenoura, nabos, espargos, feijão verde) baby 100 grs de Manteiga sem sal 2 dl Azeite Virgem Extra Rosmaninho Sal, Pimenta Preta 7,5 dl de Vinho Maduro Tinto 1 colher de sopa de Glucose Preparo: Demolhar o feijão na véspera. Cozer ligeiramente os legumes e deixar de lado. Colocar o Feijão a Cozer com um pouco de sal e um fio de azeite. Depois de cozido deverá ser escorrido e reduzido a puré e passado num peneiro fino. De seguida, juntar manteiga e um fio de azeite.…

Com a chegada dos dias mais frescos, deixamos aqui uma sugestão do Chef Arnaldo Azevedo que rege a criação dos sabores que despertam os sentidos daqueles que visitam o Restaurante Palco do Hotel Teatro no Porto. Um prato bonito, saboroso e que impacta os nossos sentidos! Ingredientes Azeite 200 gr de cebolas 100 gr de funcho 100 gr de cenoura 300 gr de salmonete 200 gr de tomate fresco Vinho branco q.b 100 gr de polpa de tomate 400 gr de caldo de peixe 500 gr de lula 50 gr de presunto pata negra Flôr de sal Confeção Retirar os lombos do salmonete e…