Gastronomia

crop

Ingredientes 1 ananás 1 ramo de coentros Pimenta rosa em bagos q.b. * Calda de açúcar 500 g de açúcar 1/2 l de água   Preparo Lamine numa fiambreira ou tente cortar o mais fino possível o ananás. Junte os coentros cortados e os bagos de pimenta rosa. Num tacho aqueça a água e o açúcar e deixe dissolver lentamente, mexendo sem parar. Deixe ferver durante 10 minutos. Quando a calda estiver à temperatura ambiente, regue o ananás e sirva.   Harmonização Ideal para acompanhar vinhos rosés ou vinho do Porto Branco. Fonte: Sogrape

1132884000000-Dolci-di-polenta-e-pera-con-salsa-di-vino-rosso-polenta-doce-com-pera-e-calda-de-vinho-tinto

Peras Ingredientes: 2 peras 3 xícaras (chá) de vinho tinto seco 1 canela em pau 3 colheres (sopa) de açúcar Modo de preparo: 1. Descasque as peras, deixando o cabinho. Retire o miolo com uma colher de sobremesa, pela parte de baixo, e corte em 8 fatias, deixando-as presas pelo topo. 2. Numa panela pequena, junte todos os ingredientes e leve ao fogo médio. Quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar até que fique macia. Reserve. Molho Ingredientes: 1 ½ xícara (chá) do caldo de cozimento da pera Modo de Preparo: Numa panelinha, aqueça a calda de vinho em lume médio.…

port tonic

Ingredientes 4,5 cl de vinho do Porto branco Água tónica Limão Modo de preparo Copo: Highball Construir directamente num copo alto com gelo, adicionando o vinho do Porto branco e acabando de encher com água tónica. Decore com uma rodela de limão. Autor: Sogrape

pudim

Ingredientes para o Caramelo 2 xícaras (chá) de açúcar ½ xícara (chá) de água Modo de Preparo Numa tigela, misture o açúcar e a água até dissolver. Transfira para uma fôrma de pudim de cerca de 25 cm de diâmetro. Leve a fôrma ao fogo baixo e deixe cozinhar por 15 minutos, sem mexer. Desligue o fogo quando formar uma calda caramelo, e tome cuidado para não deixar queimar. Com as costas de uma colher, espalhe o caramelo por toda a fôrma. Reserve. Ingredientes para o pudim 5 pães amanhecidos 2 ½ xícaras (chá) de leite fervente ¾ de xícara…

berry

Uma receita para brilhar no seu brunch de verão! Ingredientes 1 garrafa de Prosecco (750 ml) 150 g de morango 150 g de framboesa 150 g de amora 30 g de mirtilo Açúcar a gosto Modo de Preparo Numa jarra, deposite as frutas já lavadas em camadas. Adicione o açúcar e macere as frutas até que soltem bastante sumo. Cubra com papel filme e reserve a mistura no frigorífico por 30 min. Depois, deposite no fundo de cada flute duas colheres da mistura e complete com o Prosecco bem fresco. Lembre-se de inclinar a taça ao servir o espumante, uma vez que esta…

alcachofra

Ingredientes – 500g de Arroz Arbório – 1 litro de caldo de legumes – 1 cebola picada – 2 colheres de sopa de manteiga – ½ copo de vinho branco seco – 8 corações de Alcachofra em conserva – 1 peça de queijo brie (picado) – 1 xícara de queijo parmesão ralado – raspas de limão siciliano  a gosto – sal e pimenta negra a gosto – folhas de rúcula higienizadas para decorar Modo de Preparo Numa panela aqueça o caldo de legumes e mantenha aquecido durante o preparo do risotto. Em outra panela, refogue a cebola na manteiga até que aquela…

300684_M

Fica aqui a receita de uma geleia sofisticada para uma noite de queijos e vinhos e que também é bastante versátil, podendo avivar o pequeno-almoço e acompanhar carnes assadas. Uma delícia! Ingredientes 1 1/2 xícara (chá) de figos secos (cerca de 250 g) 1 xícara (chá) de vinho tinto 1 xícara (chá) de água 2 colheres (sopa) de açúcar 1 canela em rama 1 anis-estrelado  Preparo: 1. Corte os figos em cubinhos delicados. 2. Adicione à panela a água, o vinho e o açúcar. Junte a canela e o anis estrelado. Misture e leve para cozinhar em fogo médio até ferver.…

6

O número de vegetarianos tem aumentado e já são muitos os restaurantes em Portugal que apresentam boas opções de pratos vegetarianos. Todavia, ainda não são muito difundidas sugestões de harmonizações para este tipo de pratos. Ao identificar esta lacuna, apresentamos aqui algumas noções para guiar as escolhas e tornar as refeições vegetarianas ainda mais prazerosas. O objetivo das harmonizações é equilibrar os sabores de um prato com o vinho, potencializando os sabores dos alimentos através deste casamento. Para alcançarmos este equilíbrio devemos ter alguns conceitos em mente. Por exemplo, quando preparamos um molho de salada temperamos com azeite de oliva e vinagre (ou limão),…

risotto

Ingredientes 2 xícaras (chá) de arroz arbóreo 1 xícara (chá) de vinho branco seco 5 colheres (sopa) de queijo gorgonzola 2 peras 2 colheres (sopa) de azeite 1 colher (sopa) de manteiga 1/2 cebola picada 1 xícara (chá) de vinho branco seco 1 1/2 l de caldo de galinha queijo parmesão ralado a gosto pimenta-do-reino moída  a gosto Preparo 1. Leve ao lume alto o caldo de galinha. Quando esse ferver, abaixe o lume para o mínimo. **Se quiser utilizar o caldo de galinha caseiro o resultado será mais especial, mas para os dias que precisamos ser mais práticos, podemos  dissolver 2 caldo em…