Gastronomia

Salmonete_lula_patanegra

Com a chegada dos dias mais frescos, deixamos aqui uma sugestão do Chef Arnaldo Azevedo que rege a criação dos sabores que despertam os sentidos daqueles que visitam o Restaurante Palco do Hotel Teatro no Porto. Um prato bonito, saboroso e que impacta os nossos sentidos! Ingredientes Azeite 200 gr de cebolas 100 gr de funcho 100 gr de cenoura 300 gr de salmonete 200 gr de tomate fresco Vinho branco q.b 100 gr de polpa de tomate 400 gr de caldo de peixe 500 gr de lula 50 gr de presunto pata negra Flôr de sal Confeção Retirar os lombos do salmonete e…

framboesa

Ingredientes 3 framboesas 3cl de vodka 1,5cl de puré de framboesa Vinho espumante q.b. 2cl de sumo de limão Preparo 1) Num shaker, macere as 3 framboesas e adicione os demais ingredientes (excepto o creme de framboesa). Junte cubos de gelo e agite bem. 2) Preencha um copo com gelo picado em até 2/3, adicione a mistura e por fim, acrescente o creme de framboesa para decorar.    

WhatsApp Image 2017-10-13 at 14.20.50

Anotem esta receita deliciosa do Chef Filipe Ramalho que encanta todos os que visitam o Hotel Torre de Palma no Alto Alentejo. Um prato tradicional com um toque sofisticado, impossível ficar indiferente! Ingredientes  Bacalhau Azeite q.b. Sal q.b. Pimenta q.b. 1 Cebola média 1 Dente de alho 150 gr de Lombo de bacalhau demolhado  170 ml de Natas culinária 100 gr Batata Palha 2 gemas de ovo classe L   Guarnição 50 gr Rúcula 40 gr de Tomate cereja 200 gr de Azeitona preta descaroçada 1 Ovo escalfado   Preparo  Bacalhau Cozer e desfiar o bacalhau. Num wok refogar o alho e a…

acidez

A acidez na comida aumenta a percepção de corpo, doçura e fruta no vinho, porém diminui a percepção de acidez na bebida. Note-se que a presença de uma certa acidez na comida, normalmente, é algo positivo na hora da harmonização entre o vinho e o prato servido, pois esta pode ajudar a equilibrar um vinho com um nível de acidez muito elevado e ressaltar a fruta. Contudo, se o nível de acidez do vinho é baixo, os níveis elevados de acidez nos alimentos poderão provocar a sensação de estarmos a degustar um vinho plano, flácido.

sopa

Ingredientes 500 g de bacalhau demolhado e desfiado 200 g de feijão manteiga 700 ml de leite 6 dentes de alho 375 ml de natas frescas 130 ml de azeite Sal q.b. Pimenta q.b. 2 colheres de chá de azeite de trufas Preparo Coloque o bacalhau numa panela juntamente com o leite. Leve ao lume e deixe ferver por 5 minutos. Escorra, reservando o leite. Coloque o bacalhau desfiado num copo da batedeira e bata juntamente com o alho até obter um puré. Aqueça as natas, adicione ao puré, assim como o azeite. Adicione o feijão e bata bem. Junte…

braz-trattoria---sangria-da

Ingredientes: 100ml Aperol 100ml Vermouth Bianco 300ml puré de morango e maçã verde 500ml de espumante seco Cubos de gelo Folhas de hortelã Modo de preparo do puré: Descasque duas maçãs e corte em pedaços pequenos. Em um liquidificador, junte os cubos de maçã, 150gr de morangos, 1 colher de sopa de açúcar e o sumo de 1 limão. Depois de bater, filtre a mistura com a ajuda de uma peneira. Modo de preparo da Sangria: Em uma jarra, despeje o puré, o Vermouth e o Aperol. Depois, acrescente os cubos de gelo, as folhas de hortelã e por fim, adicione o espumante.…

Atum

Foto: Ricardo D’Angelo O vinho branco é uma bebida versátil. Podemos degustá-lo, preparar aperitivos e ainda utiliza-lo como ingrediente na confecção de diversos pratos. Hoje apresentamos aqui uma receita de atum que ganha um toque de vinho branco no seu preparo. Confira! Ingredientes: 640g de peixe já limpo (160 por pessoa) 320 ml de molho de gengibre (80g por pessoa) 600g de puré de wassabi (150g por pessoa) Semente de sésamo preto e branco 1g  flor de sal Purê de wassabi Uma colher de pasta de wassabi para cada 150g de puré de batata. 100g de manteiga 200ml natas Misture tudo até…

morango e hortelã

 Ingredientes 1 kg de morangos 3 dl de vinagre balsâmico Manjericão q.b.  * Calda de açúcar 500 g de açúcar 1/2 l de água Preparo 1. Corte os morangos em quadrados muito pequenos. Junte um pouco de calda de açúcar, o vinagre balsâmico e o manjericão picado. 2. Decore com hortelã. Sirva em copos pequenos. Receita: Sogrape  

crop

Ingredientes 1 ananás 1 ramo de coentros Pimenta rosa em bagos q.b. * Calda de açúcar 500 g de açúcar 1/2 l de água   Preparo Lamine numa fiambreira ou tente cortar o mais fino possível o ananás. Junte os coentros cortados e os bagos de pimenta rosa. Num tacho aqueça a água e o açúcar e deixe dissolver lentamente, mexendo sem parar. Deixe ferver durante 10 minutos. Quando a calda estiver à temperatura ambiente, regue o ananás e sirva.   Harmonização Ideal para acompanhar vinhos rosés ou vinho do Porto Branco. Fonte: Sogrape

1132884000000-Dolci-di-polenta-e-pera-con-salsa-di-vino-rosso-polenta-doce-com-pera-e-calda-de-vinho-tinto

Peras Ingredientes: 2 peras 3 xícaras (chá) de vinho tinto seco 1 canela em pau 3 colheres (sopa) de açúcar Modo de preparo: 1. Descasque as peras, deixando o cabinho. Retire o miolo com uma colher de sobremesa, pela parte de baixo, e corte em 8 fatias, deixando-as presas pelo topo. 2. Numa panela pequena, junte todos os ingredientes e leve ao fogo médio. Quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar até que fique macia. Reserve. Molho Ingredientes: 1 ½ xícara (chá) do caldo de cozimento da pera Modo de Preparo: Numa panelinha, aqueça a calda de vinho em lume médio.…