Gastronomia

caldo

Hoje partilhamos aqui uma receita ideal para estes dias mais frios. Este delicioso caldo de amêijoas e feijão branco harmoniza muito bem com um vinho branco suave.   Ingredientes 200 g de feijão branco demolhado 200 g de amêijoas 2 dl de vinho branco 1 cebola média 2 dentes de alho 2 talos de salsa 20 g de manteiga Sumo de um limão Coentros q.b. Sal q.b. Pimenta q.b. Azeite q.b. Preparo Aqueça 1 dl de azeite num tacho largo e adicione o alho cortado em lâminas. Junte as amêijoas sempre em lume forte e o vinho de seguida para refrescar,…

Molho-de-abacaxi-para-assados

Com o sumo natural do abacaxi podemos preparar este molho agridoce que combina muito bem com aves e porco. Ingredientes 1 abacaxi ¼ de xícara (chá) de vinho branco ½ cebola 1 colher (sopa) de farinha de trigo 1 ½ colher (sopa) de mel 1 folha de louro sal e pimenta-do-reino moída na hora Preparo Descasque e pique fino a cebola. Descasque e corte o abacaxi em cubos médios. Transfira os cubos de abacaxi para o copo do liquidificador e bata até ficar liso. Sobre uma tigela, passe o sumo por uma peneira – aperte a polpa com as costas…

Molho-de-cranberry-para-assados

Feito com sumo de cranberry, esse molho é azedinho na medida certa e faz um casamento delicioso e perfumado com aves e carnes assadas. Ingredientes 2 e ½ xícaras (chá) de sumo de cranberry 1 cebola picada 1 colher (sopa) de manteiga 3 colheres (sopa) de vinho tinto 1 colher (sopa) de farinha de trigo 1 colher (sopa) de mel 1 folha de louro sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto Preparo Leve uma panela média ao fogo bem baixo. Junte a manteiga e, quando derreter, refogue a cebola, mexendo de vez em quando, até ficar bem macia. Tempere…

Molho-de-vinho-para-carnes-assadas

Este delicioso molho é super prático de fazer. Na panela, vai vinho tinto, alecrim e cebola. O toque cremoso fica por conta da manteiga. Ingredientes 1 cebola grande 4 colheres (sopa) de azeite 1 dente de alho 1 ramo de alecrim ¼ de xícara (chá) de vinagre balsâmico 2 xícaras (chá) de vinho tinto 2 xícaras (chá) de caldo caseiro de legumes ou de carne 1 colher (sopa) de manteiga Preparo Com uma faca afiada corte fino a cebola e o alho. Numa frigideira junte a cebola e o azeite e refogue por 3 minutos, até ficar translúcida. Junte o…

Captura de ecrã 2017-11-13, às 11.15.20

Hoje apresentamos uma receita de aperitivo super fácil de fazer e que é óptima para acompanhar uma boa taça de espumante ou de vinho rosé! Ingredientes 400 g de salmão fumado 1 abacate Sumo de 1 limão 200 g de queijo Philadelphia Sal q.b. Pimenta q.b. Cebolinho ou aneto picado q.b. 1 folha de gelatina Preparo Ponha a gelatina de molho. Retire-a e, no sumo do limão, dissolva durante 10 segundos no microondas. Amasse a polpa de um abacate, junte o queijo, o sal, a pimenta e o cebolinho (ou aneto). Por fim, junte a gelatina com o sumo de…

RS7_1867

Ingredientes: 800 grs de Carré de Borrego 300 grs de Feijão Adzuki Legumes baby (cenoura, nabos, espargos, feijão verde) baby 100 grs de Manteiga sem sal 2 dl Azeite Virgem Extra Rosmaninho Sal, Pimenta Preta 7,5 dl de Vinho Maduro Tinto 1 colher de sopa de Glucose Preparo: Demolhar o feijão na véspera. Cozer ligeiramente os legumes e deixar de lado. Colocar o Feijão a Cozer com um pouco de sal e um fio de azeite. Depois de cozido deverá ser escorrido e reduzido a puré e passado num peneiro fino. De seguida, juntar manteiga e um fio de azeite.…

Salmonete_lula_patanegra

Com a chegada dos dias mais frescos, deixamos aqui uma sugestão do Chef Arnaldo Azevedo que rege a criação dos sabores que despertam os sentidos daqueles que visitam o Restaurante Palco do Hotel Teatro no Porto. Um prato bonito, saboroso e que impacta os nossos sentidos! Ingredientes Azeite 200 gr de cebolas 100 gr de funcho 100 gr de cenoura 300 gr de salmonete 200 gr de tomate fresco Vinho branco q.b 100 gr de polpa de tomate 400 gr de caldo de peixe 500 gr de lula 50 gr de presunto pata negra Flôr de sal Confeção Retirar os lombos do salmonete e…

framboesa

Ingredientes 3 framboesas 3cl de vodka 1,5cl de puré de framboesa Vinho espumante q.b. 2cl de sumo de limão Preparo 1) Num shaker, macere as 3 framboesas e adicione os demais ingredientes (excepto o creme de framboesa). Junte cubos de gelo e agite bem. 2) Preencha um copo com gelo picado em até 2/3, adicione a mistura e por fim, acrescente o creme de framboesa para decorar.    

WhatsApp Image 2017-10-13 at 14.20.50

Anotem esta receita deliciosa do Chef Filipe Ramalho que encanta todos os que visitam o Hotel Torre de Palma no Alto Alentejo. Um prato tradicional com um toque sofisticado, impossível ficar indiferente! Ingredientes  Bacalhau Azeite q.b. Sal q.b. Pimenta q.b. 1 Cebola média 1 Dente de alho 150 gr de Lombo de bacalhau demolhado  170 ml de Natas culinária 100 gr Batata Palha 2 gemas de ovo classe L   Guarnição 50 gr Rúcula 40 gr de Tomate cereja 200 gr de Azeitona preta descaroçada 1 Ovo escalfado   Preparo  Bacalhau Cozer e desfiar o bacalhau. Num wok refogar o alho e a…

acidez

A acidez na comida aumenta a percepção de corpo, doçura e fruta no vinho, porém diminui a percepção de acidez na bebida. Note-se que a presença de uma certa acidez na comida, normalmente, é algo positivo na hora da harmonização entre o vinho e o prato servido, pois esta pode ajudar a equilibrar um vinho com um nível de acidez muito elevado e ressaltar a fruta. Contudo, se o nível de acidez do vinho é baixo, os níveis elevados de acidez nos alimentos poderão provocar a sensação de estarmos a degustar um vinho plano, flácido.