A vinícola Zuccardi é uma empresa familiar argentina fundada em 1963 pelo Eng. Alberto Zuccardi. O cultivo das vinhas desta vinícola começou em Maipú (Mendoza), quando o seu fundador, querendo experimentar um sistema de irrigação por ele desenvolvido e demonstrar que a terra até então considerada improdutiva poderia dar origem a uma vinícola próspera e capaz de produzir vinhos de alta qualidade, ali se instalou.

Na vinícola Zuccardi, três gerações se unem a volta de uma mesma paixão, o vinho. Sebastián Zuccardi cresceu em uma família de forte espírito visionário e inovador. Desde 1963, seu avô, o Eng. Alberto Zuccardi, plantou as primeiras videiras em Maipú, Mendoza, e neste pouco mais de 50 anos de vida, a Família Zuccardi tem continuado a crescer e se desenvolver para posicionar-se como uma importante referência para viticultura argentina. Do seu pai, José Alberto Zuccardi, Sebastian herdou a determinação e desejo de eterna busca da excelência.

53da41d628110
José Alberto Zuccardi e Sebastián Zuccardi têm sido reconhecidos em diversos meios de comunicação como personalidades influentes na viticultura Argentina.

Hoje, Sebastián que representa a terceira geração desta família, está a trabalhar com uma jovem equipa, de agricultores e enólogos, responsável pela produção de vinhos com os mais elevados padrões de qualidade no Valle de Uco.

Por sua iniciativa, desde 2008, a adega tem uma área dedicada à Pesquisa e Desenvolvimento, que se dedica ao estudo do terroir e das diferentes variáveis ​​que condicionam a qualidade do vinho, procurando levar adiante tarefas, tanto nos vinhedos como na adega, que incrementem a qualidade dos vinhos de alta gama. O objectivo é, nas palavras do próprio Sebastian, “não procurar vinhos perfeitos, mas sim aqueles que sejam capazes de expressar o lugar, a região”.

A filosofia da vinícola está assente em quatro pilares: na produção de vinhos de alta qualidade, na manutenção de uma constante capacidade de inovação, no desenvolvimento da sua produção em harmonia com o meio ambiente e no anseio de ser útil à comunidade da qual fazem parte.

Ao processo de vinificação, associa-se uma infra-estrutura moderna, permitindo alcançar uma combinação ideal que optimiza o processo sem alterar o tempo adequado do vinho ou sua qualidade. Desde a primeira etapa até ao processo final de elaboração, a tecnologia se faz presente, optimizando os recursos empregados na elaboração de vinhos e atendendo as políticas de qualidade adoptadas pela empresa.

A vinícola detém 800 hectares de vinhas que se estendem entre Mendoza, Vista Flores, Altamira, La Consulta, Maipú e Santa Rosa. Devemos salientar ainda que a vinícola aposta nos sistemas de cultivo sustentável orgânico. Actualmente, 35% das vinhas estão certificadas como orgânicas e no restante 65% se utilizam sistemas de cultivo sustentáveis, respeitando o meio ambiente e dando origem a vinhos modernos e de alta qualidade.

A qualidade e a inovação são premissas básicas para o desenvolvimento do negócio da família Zuccardi. A inovação esteve especialmente presente na filosofia desta vinícola desde os seus primórdios, tendo sido este valor transmitido de geração em geração como um selo indelével, uma característica intrínseca da empresa.

A vinícola possui uma área experimental em que são desenvolvidas 35 novas variedades de vinhos. Este trabalho de inovação contínua tem permitido introduzir com êxito vinhos elaborados a partir de castas pouco difundidas na Argentina. Desta forma, esta empresa é considerada como pioneira na produção de vinhos a partir de castas como Tempranillo, Bonarda, Viognier, Caladoc, Marselán e Ancellotta.

No ano de 1999, com a apresentação do vinho Zuccardi Q Tempranillo foram a primeira vinícola argentina a elaborar um vinho premium a partir de uma variedade não tradicional no país. Actualmente, os enólogos da equipa Zuccardi estão a estudar o potencial de varietais absolutamente desconhecidos pelos consumidores argentinos, tais como Malvasia Preta, Ekigaina, Aglianico, Amarone, Negra de Avola, Arinarnoa, entre outras.

Sustentabilidade

A sustentabilidade é uma preocupação da família Zuccardi, pelo que a concepção dos seus vinhos de alta qualidade respeitam as condições ambientais, tendo por missão estabelecer políticas e formas de trabalho que demonstrem a curto prazo o compromisso com o ambiente. Desta maneira, buscam ser uma empresa reconhecida por sustentar todas as decisões, processos de produção e comercialização numa política de respeito do solo, ar, água, flora, fauna e da comunidade em que se desenvolve, apostando assim na agricultura sustentável, o que lhes permite coexistirem com o ambiente sem agredi-lo.

Mantém uma política de reciclagem integral dos resíduos e somam fontes alternativas de energia aos sistemas de produção.

Actualmente, contam com as seguintes certificações:

Implementação e certificação de ISO 9001: 2000; implementação e certificação da ISO 14001: 2004; implementação e certificação da ISO 22000: 2005 e ainda 35% dos seus vinhedos são certificados como orgânicos para os padrões da Argentina, dos EUA, do Canadá, da Europa e do Japão.

responsabilidad_empresarial

Vinhos

A Zuccardi expressa através de cada um dos seus vinhos, a essência de sua origem, essa combinação única e perfeita entre de clima, solo, altitude e trabalho humano. Cada linha de vinhos representa um conceito, uma crença, uma homenagem, ou seja, é a verdadeira expressão da vinha onde ele foi concebido.

A família Zuccardi alcançou o segmento mais importante de consumo através de uma marca consistente e de um elevado nível de compromisso com a qualidade dos seus produtos. O seu portfólio é composto pelas seguintes linhas: ZUCCARDI | SANTA JULIA | MALAMADO.

Os vinhos Zuccardi expressam a essência dos solos e as condições extremas de clima e altitude de onde as vinhas são cultivadas. O crescimento e desenvolvimento da gama Zuccardi foram liderados por Sebastián Zuccardi, que tem como premissa produzir vinhos com identidade, através da exploração contínua de terroir em Valle de Uco. A linha Santa Julia foi a primeira marca de vinhos da vinícola a se consolidar no mercado argentino e internacional, porém o grande destaque recai nas linhas Zuccardi Serie A (Serie Argentina) e Zuccardi Q (Quality), os vinhos mais sofisticados da vinícola. O Zuccardi Z (Zeta), é produzido com as variedades Malbec e Tempranillo, já o Zuccardi Q (Quality), são vinhos monovarietais elaborados a partir de castas como: Malbec, Tempranillo, Cabernet Sauvignon ou Chardonnay. Já os vinhos da linha Malamado, vinhos fortificados, são ideais para a confecção de cocktai ls ou cafés.

Enoturismo

Desde Novembro de 2001, a Casa do visitante da Família Zuccardi, conta os segredos dos vinhos que visitam a vinícola. Neste espaço se realizam visitas guiada e programas românticos que através dos quais poderão apreciar o processo de elaboração dos vinhos experimentar os melhores vinhos e azeites de oliva, bem como desfrutar das paisagens dos vinhedos.

Restaurante Casa del visitante

A casa do visitante possui um restaurante que está decorado como uma autêntica quinta mendoncina rodeada por vinhedos e olivais. O restaurante Casa do visitante abre suas portas diariamente das 12h30 às 15h. Nele podem desfrutar dois tipos de menus: menu regional (empanadas ao forno de barro, carnes assadas, verduras grelhadas, saladas da estação e sobremesa) e o Menu degustação (pratos gourmet elaborados com ingredientes regionais que variam de acordo com cada estação). Ambas as opções são harmonizadas com vinhos Santa Julia e Zuccardi.

A casa do visitante dispõe de 80 assentos no interior, podendo ser complementado com assentos no pergolado exterior e no living. Por inúmeras vezes, o restaurante foi distinguido com o prémio “The Great Wine Capitals” como o melhor restaurante em vinícolas e também premiado pela Revista Cuisine & Vines como o melhor restaurante em vinícola da Argentina.

Restaurante Pan & Oliva

Em homenagem às origens que unem o vinho com o azeite de oliva, a Família Zuccardi criou o espaço gastronómico Pan & Oliva. Localizado na Quinta Maipú, frente ao moinho de extracção dotado de tecnologia de última geração e a poucos metros dos olivais, Pan & Oliva faz parte da ampla gama de ofertas turística que a adega oferece através do seu empreendimento turístico. Sua essência se resume em três conceitos: restaurante, armazém e espaço educacional. O restaurante exalta os vinhos e os azeites ali produzidos e a sua ementa é composta por massas, saladas e pratos caseiros preparados com ingredientes frescos e sazonais, dando origem a uma cozinha não estruturada e que varia conforme as estações do ano e onde poderão encontrar influências mediterrânicas e regionais.

collage
O salão tem uma capacidade para 40 pessoas sentadas e conta com um ambiente espaçoso, iluminado e aquecido, com uma ampla cozinha a vista e uma lareira a lenha. No exterior, perto dos fornos de barro, há a capacidade de acomodar mais 20 pessoas. Seguindo os mesmos passos do Restaurante Casa del Visitante, Pan & Oliva recebeu um prémio como melhor restaurante de vinícola pela prestigiada revista Cuisine&Vins.

Esses dois espaços são óptimas opções para quem procura um espaço acolhedor para celebrar datas especiais cercado de belas paisagens e com uma mesa deliciosamente farta.

A Zuccardi ainda dispõe de actividades como:

  • Visitas guiada à adega e ao lagar
  • Colheita na época de vindimas
  • Poda das vinhas
  • Aulas de culinária para crianças
  • Aulas de culinária com o Chef do Restaurante Casa del visitante (preparo e degustação de pratos da gastronomia mendoncina harmonizados com vinhos da vinícola).
  • Aulas de culinária com o Chef do Restaurante Pan & Oliva (essa aula se concentra na preparação de pratos à base de azeite de oliva). Os participantes aprendem a preparar tapas, pizzas ao forno de lenha e sobremesas. Os ingredientes são colhidos na horta orgânica da vinícola. O programa decorre todos os dias às 10h, mediante marcação prévia, incluindo um pequeno-almoço, aula de culinária, almoço regional, degustação de azeites e a oferta de um avental de cozinha.
  • Fourtrack & Tasting
  • Bike & Tasting
  • Cursos de degustação de vinhos e azeites
  • Malamado bartender (aulas de cocktelaria utilizando a linha de vinhos fortificados Malamado)
  • Tardes de Chá e picnic nos jardins
  • Passeio de balão sobre os vinhedos (este programa inclui pequeno-almoço, visita à vinícola e degustação de espumantes durante o passeio). Mediante reserva prévia.

Visitas

Segunda – Sábado | 9h às 17h30

Domingos | 10 às 16h.

É aconselhável agendar o tour com antecedência.

 

Contactos:
Ruta Provincial 33, Km 7,5 (M5531), Maipú – Mendoza – Argentina
Tel. (+54) 261 4410000
reservas@familiazuccardi.com

 

*** Fotos concedidas pela Zuccardi.

Assinatura Natália