Natália Andrade

Apaixonada por vinhos, acredito que as coisas boas da vida devem ser brindadas. Encontre aqui dicas do que há de melhor no mundo da vitivinicultura.

Siga-nos
Newsletter
Instagram Feed
@winelicious_
Wine Tasting Notes
Recent Posts

Espumante – Harmonização

Espumante – Harmonização

Os vinhos espumantes são presença garantida nas ocasiões especiais devido à sua sofisticação e elegância. Todavia, este tipo de vinho adquiriu um maior destaque no mundo dos vinhos, conquistando assim a preferência também em ocasiões mais triviais. Estes, para além de serem adequados nos meses quentes de verão, devido à sua versatilidade podem ser consumidos ao longo do ano como aperitivo (têm a qualidade de abrir o apetite), como acompanhantes de uma refeição completa, bem como ser acompanhante perfeito para as sobremesas, sem falar que são base para muitos coquetéis.

Devido à enorme variedade de rótulos e estilo, devemos ter em consideração algumas características como: as castas, o método de produção, a quantidade de açúcar e o teor alcóolico na hora da harmonização. Em termos gerais, podemos dizer que os vinhos espumantes harmonizam bem com comidas leves de sabores mais subtis. Desta forma, devemos evitar acompanhá-los com carnes vermelhas e molhos fortes, já que são combinações difíceis, e aproveitar para harmoniza-los com alguns queijos cremosos, pratos com uma certa untuosidade (como o leitão da Bairrada) e sobremesas doces (conjugam bem com doces regionais portugueses que sejam a base de ovos, gila, açúcar ou canela, por exemplo).

Listamos aqui algumas sugestões, confira!

Entradas 

As entradas costumam ter pratos leves, pelo que sugerimos que sejam acompanhados com espumantes brut (menos açúcar). Se a entrada a ser servida for a base de carne, um espumante rosé é mais indicado.

Pratos principais 

Os pratos de peixe e frutos do mar ganham destaque, podendo ser servidos com um espumante branco de método tradicional. Já os pratos que apresentam um sabor mais intenso, acompanharão melhor um espumante rosé.

Sobremesas

As sobremesas, por terem um teor de açúcar mais acentuado do que os pratos que foram servidos, conjugam melhor com os espumantes que apresentam também uma maior concentração de açúcar, como um demi-sec ou os elaborados a partir da casta Moscatel.

Lembre-se que estes devem ser consumidos entre 6º e 8º C.

Bons vinhos!

Natália Andrade
blog.winelicious@gmail.com