ABout Us

Apaixonada por vinhos, acredito que as coisas boas da vida devem ser brindadas. Encontre aqui dicas do que há de melhor no mundo da vitivinicultura.

Follow Us
Newsletter

Instagram Feed
@winelicious_
Soundlicious
Wine Tasting Notes
Recent Posts
Winelicious | Minho | Vinho Verde
2244
post-template-default,single,single-post,postid-2244,single-format-standard,ajax_updown,page_not_loaded,,side_area_uncovered_from_content,qode-content-sidebar-responsive,columns-4,qode-theme-ver-14.3,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.7,vc_responsive

Minho | Vinho Verde

Minho | Vinho Verde

As informações ao alcance dos consumidores a cerca dos vinhos são esclarecedoras e se alguns ainda pensam que o vinho verde é efectivamente verde, estas terminam por elucidar todas as dúvidas. Na verdade, o vinho verde é um vinho produzido na região Demarcada dos Vinhos Verdes, podendo ser branco, rosé ou mesmo tinto.

Estes vinhos frescos são bastante populares em Portugal e caiu no gosto dos consumidores estrangeiros, de modo que se nota uma crescente demanda por estes no mercado exterior.

Castas

As castas mais emblemáticas da região são a Alvarinho e a Loureiro. A primeira, uma casta nacional, é reputada como a casta nobre da região e a partir dela produz-se excelentes vinhos que apresentam elegantes aromas de lima, bem como algumas notas tropicais e minerais. Já a segunda, também muito estimada na região, passou a ganhar os holofotes após a reestruturação vitícola da região minhota.

Outras castas de destaque da região são: Avesso, Azal, Arinto e Trajadura; já nas tintas – Vinhão, Espadeiro e Borraçal.

A Região Demarcada

A Região Demarcada dos Vinhos Verdes estende-se por todo o noroeste do país, ocupando uma área em torno de 21 mil hectares. Esta região encontra-se subdividida em nove sub-regiões, são elas: nas brancas – Amarante, Ave, Baião, Basto, Cávado, Lima, Monção/Melgaço, Paiva e Sousa.

Os vinhos

Os vinhos da Região Demarcada dos Vinhos Verdes são vinhos elegantes, estruturados, frescos e de acidez acentuada, expressando assim o clima frio, temperado e de influência marítima da região. No que toca à expressão aromática e gustativa, o destaque vai para as notas frutadas e florais, que caracterizam e  distinguem o Vinho Verde.

[youtube_video id=”2&v=g7OM12ir1S0″]

[youtube_video id=”YFQTk0Nj6hg”]

logo vinho verde

winelicious
dev@winelicious.pt