A Alvarinho é uma casta branca portuguesa, característica da sub-região demarcada de Monção (que integra os concelhos de Monção e Melgaço), onde encontrou condições extremamente favoráveis para o desenvolvimento do seu potencial enológico.

Hoje em dia, esta que é a mais nobre das castas brancas portuguesas, é cultivada em diversas regiões do país e tem visto o seu cultivo crescer em outros países, visto que em nada fica a dever à outras castas brancas com mais expoente internacional.

Casta de personalidade forte, esta dá origem à vinhos de elevada qualidade, apresentando aromas intensos, bom teor alcoólico e longevidade. O vinho monovarietal desta casta (vinho alvarinho) denota cor intensa, palha e com reflexos citrinos. Seu sabor é complexo, persistente, macio, redondo, harmonioso e encorpado. O aroma, por sua vez, é distinto, pronunciado, complexo e delicado, apresentando aromas frutados (pêssego, limão, marmelo, banana, maracujá e líchia); florais (flor de laranjeira e violeta); amendoados (noz e avelã) e ainda caramelizados (mel).

Harmonização

Mariscos | Peixes brancos | Guisados de carnes brancas | Saladas | Massas leves e Sushi/Sahimi

Bons vinhos!

Assinatura Natália