A vinícola Muga foi fundada em 1932 e é uma das casas produtoras mais prestigiadas da Rioja. Esta vinícola familiar mantém os métodos tradicionais, mas lança também um olhar para o futuro, visando sempre a qualidade dos seus vinhos. Para tal, utiliza as melhores matérias-primas e abrem portas para novas técnicas que proporcionem uma melhoria da qualidade sem perder a autenticidade.

Alguns aspectos do seu processo de vinificação tornam-a singular e bastante especial. Este trabalho diferenciado se inicia nos vinhedos, no cuidado que têm com as uvas, passando pelo estágio em barricas de carvalho, pela trasfega por gravidade e pelo recurso  à clarificação tradicional.

Aqui encontramos  três gerações unidas pela paixão de criar vinhos de excepcional qualidade, para se sentirem orgulhosos. Vinhos que respondem, em cada garrafa, uma aparente contradição: como a absoluta fidelidade à tradição é capaz de originar vinhos modernos, vanguardistas…únicos.

Vinhas

As vinhas situam-se no coração da sub-região Rioja Alta. São vinhas antigas, de baixa produção, mas que dão origem à uvas de excelente qualidade. Estas são cultivadas com cuidado, desde a selecção dos racemos, as podas de precisão, um atento controlo da climatologia para no fim do verão realizar as vindimas em que as uvas são cuidadosamente colhidas à mão e transportadas em caixas especiais (menores do que as que são habitualmente no sector), de modo a preservar toda as virtudes da matéria-prima até a sua chegada à vinícola, já que nesta casa vale a máxima: “boas uvas,  bons vinhos”.

Tonéis de carvalho como os de antigamente

Os tonéis de fermentação são de carvalho como eram desde a sua fundação. A vinícola Muga acredita que a qualidade dos seus vinhos também se devem à esta etapa, pelo que até hoje continuam a fabricar seus próprios tonéis, que são únicos na região. Graças à eles conseguem elaborar vinhos com uvas provenientes de cada parcela, sabendo desde o princípio quais se destinarão a cada vinho. Também é graças à eles que conseguem controlar a temperatura da fermentação de maneira natural. Note-se que a fermentação maloláctica se realiza nestes mesmos tonéis onde o vinho decanta por todo o inverno.

Tanoaria

Uma forte aposta desta casa é produzir as suas próprias barricas. Nela encontramos três mestres tanoeiros e um cubeiro que se dedicam exclusivamente a construir cubas e barricas para a elaboração dos vinhos Muga.

Mãos experientes, herdeiras de um ofício artesanal e sábio, que tornam possível a vinícola dispor de absoluto controlo sobre a elaboração das barricas, sobre seus diferentes tostados e ainda do refino que querem conferir a cada vinho. Em outras palavras, podem decidir sobre a vida da barrica e sobre o momento oportuno para esta abrigar um Muga.

Trasfega e Clarificação

Esta vinícola realiza a trasfega por gravidade e a clarificação com clara de ovo, respeitando a tradição (e, na sua filosofia, respeitando também o vinho). Assim sempre fizeram e assim sempre o farão. Desta maneira, tentam fazer um vinho mais natural possível, assumindo um compromisso com a tradição, com o legado que lhes foi deixado.

Durante a minha visita tive a oportunidade de conferir a etapa da clarificação e neste momento nos foi explicado que o vinho requer mimos e que todo o cuidado conferido a ele será mais tarde recompensado. Como diz um antigo provérbio: “o vinho não engana”, pelo contrário, este conta toda a verdade, fala da dedicação, do esforço e do tempo gasto em cada um dos seus processos de elaboração. Assim, ainda que o processo seja mais demorado e trabalhoso, esta vinícola acredita vale a dedicação e que seus vinhos depois compensam através da qualidade que apresentam.

Enoturismo

O espaço Torre Muga é um espaço onde o visitante pode conhecer, descobrir, aprender e provar o vinho no seu melhor, usufruindo de  um ambiente que combina o tradicional e o moderno. Nele há  uma wine shop com uma vasta gama de utensílios vínicos e uma ampla oferta dos vinhos Muga, bem como um wine bar onde os visitantes podem relaxar e usufruir de um serviço de vinhos à copo, o que lhes permite degustar os mais variados rótulos desta casa.

A vinícola possui ainda uma sala de provas bem equipada na parte mais alta da torre do seu edifício com capacidade para 24 pessoas onde podem ser realizadas provas de vinhos privadas.

Quem tiver oportunidade, não hesite em visitá-los!

Visitas:
Barrio de la Estación s/n 26200 Haro (La Rioja)
941.311.825 | 941.306060
visitas@bodegasmuga.com
***  Para visitar a vinícola é indispensável marcação prévia.
Assinatura Natália