A Merlot é uma casta de uva tinta, uma das castas viníferas mais cultivadas no mundo. Esta apresenta um elevado rendimento e possibilita elaborar vinhos encorpados, ricos em cor e álcool, normalmente pouco ácidos.

Actualmente, é amplamente difundida e possui um grande prestígio, mas no passado já foi vista apenas como a outra tinta de Bordeaux, tendo a Cabernet Sauvignon mais projeção. Com o incremento da produção do Novo Mundo Vitivinícola, a Merlot começou a ganhar atenção e a ser utilizada ao redor do globo na elaboração de vinhos finos de qualidade.

Os seus aromas são complexos e elegantes. Entre os aromas típicos, podemos destacar: frutados (morango, cereja, amora, framboesa, groselha, ameixa e figo), florais (violetas e rosas), amadeirados (tabaco, carvalho, cacau,baunilha e fumo), herbais (menta e louro) e os de especiarias (canela, cravo e alcaçuz).

Note-se que os vinhos Merlot de climas mais quentes, normalmente, são mais frutados e menos tânicos – sendo-lhe conferida mais estrutura através do estágio em madeira. Os de clima mais frios, por sua vez, tendem a ser mais estruturados, apresentando mais taninos.

Esta casta dá origem a vinhos monovarietais excelentes, elegantes e delicados. Porém, é uma casta bastante utilizada em assemblage, conferindo uma maior elegância e responsável por arredondar a mescla, isto é, atenuar a dureza de algumas castas.

Bons vinhos!

Assinatura Natália