ABout Us

Apaixonada por vinhos, acredito que as coisas boas da vida devem ser brindadas. Encontre aqui dicas do que há de melhor no mundo da vitivinicultura.

Follow Us
Newsletter

Instagram Feed
@winelicious_
Soundlicious
Wine Tasting Notes
Recent Posts
Winelicious | Adega
2979
post-template-default,single,single-post,postid-2979,single-format-standard,ajax_updown,page_not_loaded,,side_area_uncovered_from_content,qode-content-sidebar-responsive,columns-4,qode-theme-ver-14.3,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.7,vc_responsive

Adega

Adega

Quando a colecção de vinhos alcança um grande número de garrafas e demanda um espaço mais generoso, muitos colecionadores optam por uma adega privada, sendo esta um verdadeiro entretenimento na hora de receber familiares e amigos.

As adegas podem se limitar à pequenos frigoríficos climatizados ou representarem verdadeiros santuários, ganhando especial destaque na decoração. Estas podem contemplar bancadas de degustação e uma série de artefactos como diferentes taças, saca-rolhas, termómetros, decanters e livros de prova.

Se tiver interessado em criar a sua própria adega, deve começar por analisar o espaço adequado para implementá-la, isto é, longe de forte odores, com pouca circulação, lembrando ainda que é importante  ter em conta que será necessário fazer o controlo de humidade, temperatura e luminosidade. Certifique-se que o local escolhido reúne as condições necessárias e adequadas para o armazenamento do vinho.

Na decoração propriamente dita, poderá buscar algumas referências ou mesmo optar por fazer uma adega temática, associando à esta a outro tema que lhe cative ou mesmo se inspirando em uma cultura que lhe agrade (que tal os azulejos portugueses e barricas com tampões de vidro servindo de mesa, por exemplo? seus rótulos favoritos emodulrados?), ou em uma adega que tenha visto em uma viagem que lhe marcou ou mesmo em um hotel em que já se hospedou.

A luminotécnica, as cores e os materiais empregues irão refletir a sua personalidade e conferir um toque peculiar ao seu espaço. Madeira e pedra são materiais tradicionais, enquanto os acabamentos metálicos e de vidro são mais trendy. Poderá ir para linhas mais clássicas ou linhas mais modernas, com linhas elegantes e uma decoração minimalista ou monocromática. Independentemente do estilo, não se esqueça todos os seus materiais, mobiliário e acessórios decorativos devem conversar entre si, mantendo uma harmonia.

Quando começar a planear a sua adega, deve estimar o tamanho da sua coleção ou o tamanho que esta deve alcançar. Um colecionador ávido normalmente investe em refrigeradores ou generosas estante, de modo que espaço não seja problema. Todavia, um frigorífico pequeno ou um rack modesto já será suficiente para os iniciantes. É importante dimensionar bem o espaço de acordo com o seu perfil e as reais necessidades.

Ao redor da adega, poderá dispor uma mesa de jantar ou uma mesa de bistrô com assentos confortáveis (há assentos feitos com as barricas que conferem um charme extra à produção), criando um belo espaço para degustar seus vinhos prediletos.

Algumas inspirações abaixo:

1 2 3 4 5

DSC_0613

DSC_0314

DSC_0275

DSC_0453

19

DSC_0329

Para saber como deve armazenar os vinhos, veja este post.

Bons vinhos!!

winelicious
dev@winelicious.pt