Natália Andrade

Apaixonada por vinhos, acredito que as coisas boas da vida devem ser brindadas. Encontre aqui dicas do que há de melhor no mundo da vitivinicultura.

Siga-nos
Newsletter
Instagram Feed
@winelicious_
Wine Tasting Notes
Recent Posts

Como devemos armazenar uma garrafa de vinho já aberta?

Como devemos armazenar uma garrafa de vinho já aberta?

Sabemos que o ideal é consumir a garrafa de vinho na integra logo após abri-la, mas por vezes pretendemos apenas degustar uma tacinha ou fazer um brinde especial e não iremos consumir toda a garrafa no mesmo dia. Assim, uma dúvida que surge para muitos enófilos depois de abrir uma garrafa é a seguinte: como devo guardar o vinho que não consumi?

Após abrir a garrafa, expomos a bebida ao oxigênio e aí se inicia um processo oxidativo lento, mas que auxiliado pela bactéria acética, pode converter o vinho em vinagre. Assim, quais são os cuidados que devemos ter para retardar essa oxidação do vinho e não termos uma desagradável surpresa ao irmos consumir o excedente?

Veja aqui algumas dicas de como conservar uma garrafa aberta em condições bebíveis consoante cada tipo de vinho:

Tintos 

Quanto maior for a acidez e os taninos presentes no vinho tinto, maior será o tempo de conservação dele após a abertura da garrafa. Podemos dizer que em média aguentam ainda de 3 a 5 dias quando devidamente vedados e conservados em um frigorífico ou em um ambiente escuro à temperatura ambiente.

Brancos e Rosés 

Bons vinhos!!

Natália Andrade
blog.winelicious@gmail.com