Quem não gosta de uma bela massa, não é verdade? Estas dão origem à pratos rápidos e saborosos,  ideais para quem não quer perder muito tempo na cozinha e ainda assim quer agradar os seus convivas.

As massas podem ser grossas ou finas, curtas ou longas. Na verdade o que vai pesar na hora de decidir qual vinho acompanhar não será o tipo de massa utilizada, mas sim qual o molho escolhido. Na harmonização de molhos e vinhos devemos ter em conta aquela premissa de que vinhos tintos combinarm melhor com os molhos à base de tomate ou que levem carne, ao passo que os vinhos brancos casam melhor com os molhos brancos ou que levem frutos do mar. Todavia, devemos ainda ter em mente que quanto mais intenso for o sabor do molho, mais potente deverá ser o vinho.

Abaixo listamos os molhos mais utilizados e algumas directrizes de harmonização para auxilia-lo na escolha do vinho. Confira!

Ao sugo/Ao pomodoro – Os molhos à base de tomate devem ser acompanhados de vinhos com uma certa acidez. Destacamos aqui os vinhos tintos leves e com boa acidez como os Chianti ou os do Cone Sul, bem como para os elaborados a partir da casta Merlot, sem esquecer os vinhos rosés mais encorpados.

Bolonhesa – Os vinhos elaborados com a variedade Cabernet Sauvignon apresentam boa acidez e são encorpados o suficiente para harmonizar bem com molhos que levem carne.

Branco/ Bechamel/ Alfredo/ Ao burro – Estes molhos apresentam um alto teor de gordura devido às natas, à manteiga ou ao queijo que levam na sua composição. Para acompanha-los devemos dar preferência aos vinhos brancos aromáticos e refrescantes (Chardonnay e Sauvignon Blanc).

Quatro Queijos – Os molhos brancos cremosos à base de queijo conjugam bem com um Chardonnay. Aqui poderá optar ainda por um tinto delicado (Pinot Noir, Beaujolais ou Montepulciano, por exemplo).

Pesto – Este molho simples harmoniza bem com um vinho branco leve e fresco (predileção pelas castas Torrontés e Sauvignon Blanc).

Alho e Óleo – Este molho leve deve ser harmonizado com um vinho também leve e para sustentar o intenso sabor do alho, uma acidez pronunciada é bem-vinda. Que tal harmonizar com um vinho fresco e furtado como o Vermetino ou mesmo com um Vinho Verde?

Frutos do Mar/Peixe – Deverá optar por vinhos brancos encorpado ou rosés para acompanha-lo.

Assinatura Natália