ABout Us

Apaixonada por vinhos, acredito que as coisas boas da vida devem ser brindadas. Encontre aqui dicas do que há de melhor no mundo da vitivinicultura.

Follow Us
Newsletter

Instagram Feed
@winelicious_
Soundlicious
Wine Tasting Notes
Recent Posts
Winelicious | Risoto de beterraba do Maní
3505
post-template-default,single,single-post,postid-3505,single-format-standard,ajax_updown,page_not_loaded,,side_area_uncovered_from_content,qode-content-sidebar-responsive,columns-4,qode-theme-ver-14.3,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.7,vc_responsive

Risoto de beterraba do Maní

Risoto de beterraba do Maní

Hoje partilhamos uma receita prática de um dos mais disputados restaurantes paulistano, o Maní. Esta receita é criação da chef Helena Rizzo que já foi eleita a melhor chef mulher do mundo em 2014.

Anotem os ingredientes e se deliciem com este prato que além de colorido é bastante saboroso!

Ingredientes: 

500 g de arroz arbóreo

2 kg de beterrabas

2 cebolas picadas

30 ml de azeite de oliva

2 litros de caldo de verduras *

250 ml de vinho branco seco

150 g de manteiga

150 g de parmesão ralado

20 g de salsinha picada

100 g de coalhada seca

10 ml de azeite de trufas brancas

Sal a gosto e pimenta do reino (moída na hora)

*Para preparar o caldo de verduras você vai precisar de: 1 talo de alho francês, 2 courgettes, 2 cenouras, 2 cebolas, 1 cabeça de alho, 1 maço de salsinha, 3 litros de água mineral e 20 ml de azeite de oliva. Corte as verduras em pequenos pedaços. Depois, em uma panela quente, deve dourá-las com um pouco de azeite de oliva. Acrescente a água mineral e deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 2 horas. Coe e reserve.

Preparo:

Descasque as beterrabas (reserve uma) e passe pela centrífuga. Reserve o sumo obtido.

Em uma panela, doure a cebola com o azeite de oliva. Acrescente o arroz e refogue bem. Adicione o vinho branco e mexa até evaporar. Acrescente um pouco do suco de beterraba e complete com o caldo de verduras. Adicione um pouco de sal e pimenta do reino. Mexa o suficiente para que o arroz não grude no fundo da panela.

À medida que o caldo for evaporando, acrescente o sumo da beterraba e o caldo de forma alternada. Quando os grãos estiverem “al dente”, retire a panela do fogo e ligue o risoto com a manteiga e o parmesão.

Adicione a salsinha picada e aproveite para ajustar o sal e a pimenta do reino.

Antes de servir, faça pontos de coalhada seca ao redor do prato e colocar um cubinho de beterraba sobre cada ponto. Sirva o risoto no centro do prato e por fim coloque um fio de azeite de trufas brancas.

winelicious
dev@winelicious.pt