ABout Us

Apaixonada por vinhos, acredito que as coisas boas da vida devem ser brindadas. Encontre aqui dicas do que há de melhor no mundo da vitivinicultura.

Follow Us
Newsletter

Instagram Feed
@winelicious_
Soundlicious
Wine Tasting Notes
Recent Posts
Winelicious | O sabor frutado de um vinho
3512
post-template-default,single,single-post,postid-3512,single-format-standard,ajax_updown,page_not_loaded,,side_area_uncovered_from_content,qode-content-sidebar-responsive,columns-4,qode-theme-ver-14.3,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.7,vc_responsive

O sabor frutado de um vinho

O sabor frutado de um vinho

Na degustação de vinhos o sabor frutado será a sua primeira impressão na fase gustativa e poderá notá-lo imediatamente. A intensidade deste sabor é percebido a meio da língua.

Note-se que o sabor frutado não significa que o vinho tenha sabor a uva. Ironicamente, apenas poucos vinhos como o Beaujolais (elaborado a partir de uvas da casta Gamay), o Gewürztraminer, por vezes, o Riesling e, em particular, os Moscatéis, diz-se apresentarem sabor a uva.

Os vinhos tintos normalmente apresentam sabor a frutos vermelhos e negros (como groselhas, cerejas,  framboesas, amoras e ameixas), enquanto os vinhos brancos estão associados à frutas de polpa mais leve (tal como melão, ananás, pêssegos, marmelo e toranjas). Tal como os outros aspectos do vinho, o sabor frutado do vinho deve ser equilibrado, de modo que os vinhos que apresentam um pronunciado sabor a frutas são denominados “fruit bombs” e isto não é propriamente um elogio.

Com a prática, descobrirá uma variedade de sabores que vão para além do frutado, especialmente nos vinhos complexos ou envelhecidos.

Bons vinhos!!

winelicious
dev@winelicious.pt