ABout Us

Apaixonada por vinhos, acredito que as coisas boas da vida devem ser brindadas. Encontre aqui dicas do que há de melhor no mundo da vitivinicultura.

Follow Us
Newsletter

Instagram Feed
@winelicious_
Soundlicious
Wine Tasting Notes
Recent Posts
Winelicious | Aragonez
3598
post-template-default,single,single-post,postid-3598,single-format-standard,ajax_updown,page_not_loaded,,side_area_uncovered_from_content,qode-content-sidebar-responsive,columns-4,qode-theme-ver-14.3,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.7,vc_responsive

Aragonez

Aragonez

A Aragonez é uma casta de origem espanhola e uma das mais difundidas pela Península Ibérica. Em Espanha é conhecida por Tempranillo e no nosso país é ainda denominada por Tinta Roriz nas regiões do Dão e do Douro. É assim uma casta ibérica por excelência e uma das poucas a ser cultivada e valorizada nos dois países.

Esta casta é bastante produtiva,  amadurece cedo (antes das chuvas de Outono) e adapta-se facilmente a diferentes climas e solos, de modo que o seu cultivo em Portugal tem se alastrado para as regiões do Dão, Tejo e Lisboa. Os frutos revelam todo o potencial da casta quando cultivadas controladamente em solos arenosos e argilo-calcários em climas quentes e secos, de forma que a produção seja mais baixa, porém os bagos sejam mais concentrados.

Os vinhos produzidos com esta variedade tendem a ser complexos, ricos em aromas, apresentando elevado teor alcoólico, uma baixa acidez e sendo indicados para guarda, já que se mostram muito resistentes à oxidação.

Harmonização

Bacalhau | Pratos elaborados de peixe gordo e Guisado de carne vermelha

winelicious
dev@winelicious.pt