ABout Us

Apaixonada por vinhos, acredito que as coisas boas da vida devem ser brindadas. Encontre aqui dicas do que há de melhor no mundo da vitivinicultura.

Follow Us
Newsletter

Instagram Feed
@winelicious_
Soundlicious
Wine Tasting Notes
Recent Posts
Winelicious | Castelão
3604
post-template-default,single,single-post,postid-3604,single-format-standard,ajax_updown,page_not_loaded,,side_area_uncovered_from_content,qode-content-sidebar-responsive,columns-4,qode-theme-ver-14.3,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.7,vc_responsive

Castelão

Castelão

A Castelão é uma casta tinta autóctone bastante versátil que se adapta a diferentes condições de solo e clima, embora revele melhor o seu potencial quando cultivada em terrenos arenosos e climas quentes. Esta variedade é cultivada em várias regiões do país, especialmente nas IGP Alentejo, Lisboa, Península de Setúbal e Tejo. Note-se que é na região da Península de Setúbal que se produzem os mais conhecidos vinhos desta casta.

No passado era denominada por “Periquita”, tendo visto o seu nome alterar para Castelão, embora seja actualmente também conhecida por “João Santarém”, “Trincadeira” (ou Trincadeiro) e “Tinta Merousa” na região do Douro.

Os vinhos elaborados a partir desta casta variam consoante os climas e solo em que é cultivada, apresentando habitualmente aroma intenso e frutado, taninos acentuados o que proporciona aos bons vinhos grande potencial para envelhecimento em madeira.

Harmonização

Bacalhau no forno | Charcutaria | Carne de caça e Queijo de pasta dura

winelicious
dev@winelicious.pt