Ingredientes

300g de queijo da Serra

10g de miolo de noz

10g de pinhão

200g de fios de ovos

20g de açúcar em pó

5g de canela em pó

* Para a delícia de vinho do Porto:

6 ovos

15cl de vinho do Porto Vintage

Raspa de 1 laranja

150g de açúcar

15g de farinha para bolos

* Para barrar a forma:

20g de farinha

* Para calda de ameixas pretas:

200g de açúcar

10cl de água

20cl de vinho do Porto

2 paus de canela

* Para o ganache de chocolate:

250g de pastilhas de chocolate

30cl de natas

5cl de sumo de laranja

 

Preparo

Parta os ovos inteiros e coloque no copo da batedeira, adicione o açúcar, a raspa de laranja, o Porto Vintage e misture muito bem, mas sem bater. Em seguida, coloque a farinha e continue a misturar. Barre um tabuleiro de levar ao forno com manteiga, coloque uma folha de papel vegetal, barre novamente com o restante da manteiga e polvilhe com farinha. Coloque o aparelho da delícia no tabuleiro, leve ao forno pré-aquecido a 160ºC durante 20 minutos.

Na bancada de trabalho estenda um guardanapo previamente humedecido e salpique com açúcar. Após o tempo de cozedura terminar, retire a delícia do forno e sem deixar arrefecer vire-a em cima do guardanapo, retire a folha de papel vegetal com cuidado e enrole imediatamente. Deixe arrefecer.

Faça uma pequena calda de açúcar aromatizado com o pau de canela em ponto de pérola fraco, adicione o vinho do Porto e deixe arrefecer. Quando estiver fria adicione ameixa seca sem caroço e deixe hidratar muito bem.

Prepare o ganache. Coloque as natas num tacho, leve ao lume e deixe aquecer muito bem. Junte o chocolate e ligue muito bem estes dois elementos até ficar cremoso e fino. Deixe arrefecer. retire o guardanapo que envolve a delícia, polvilhe com o açúcar em pó, corte uma pequena porção em forma cilíndrica.

Num prato faça um tracejado a gosto com o ganache de chocolate, coloque os fios de ovos, por cima destes a porção do bolo e em seguida coloque o queijo da Serra numa pequena colher chocante, sobreponha os pinhões e a noz e disponha a ameixa em harmonia com o resto dos ingredientes.

Decore com groselhas, morangos algumas ervas aromáticas e perfume com canela em pó.

Receita do Chef Júlio Trigo do Restaurante El Corte Inglés Gaia-Porto.
Foto:El Corte Inglés
Assinatura Natália