A Moscatel  é a casta branca mais famosa da região de Setúbal. Esta variedade é igualmente cultivada em outras regiões do país (Lisboa, Tejo,  Alentejo e Algarve), mas é nos solos arenosos da península de Setúbal que esta alcança seu esplendor, dando origem a vinhos mais intensos e com boa capacidade de envelhecimento.

Esta variedade é utilizada para elaborar o vinho generoso característico da região. Contudo, quando vamos conhecer um pouco mais sobre este vinho descobrimos que há na realidade duas variedades da casta, a Moscatel de Alexandria e a Moscatel Roxo. A primeira é originária do Egipto e é a mais difundida na península de Setúbal, enquanto a segunda é uma variedade mais delicada, de produção limitada e que dá origem a vinhos mais finos e intensos.

Se ficaram curiosos e desejosos de provar esta delícia, não deixem de ver esses dois post (Como combinar vinhos generosos e sobremesas?  Queijos e Vinhos por RodolfoTristão) onde apresentamos algumas sugestões de harmonizações com este vinho generoso.

Bons vinhos!

Assinatura Natália