A venda de vinhos pela internet é uma tendência que veio para ficar e que pouco a pouco tem conquistado o seu espaço entre os enófilos. O comércio on-line de vinhos já é uma realidade em muitos países e são esperados aumentos significativos no volume de garrafas transacionadas nos próximos anos. Conforme um relatório apresentado no ano passado em Bordeaux, as vendas de vinho aumentaram globalmente em 600% nos últimos 10 anos, atingindo hoje cerca de 6.000 milhões de dólares para a indústria. 

Para os millenials a compra online de vinho torna-se atractiva e conveniente. Estes têm maior apetência para as compras na rede e são mais receptivos aos touchpoints com recomendações de amigos e familiares nas redes sociais. Já são diversas as plataformas que comercializam vinho na rede, oferecendo desde vinhos selectos e raros aos mais conhecidos junto ao público; desde os vinhos regionais aos grandes nomes internacionais; sites de compra directa aos sites de comparações de preço, como o Wine-search.com.

Este é um mercado promissor e que tem merecido a atenção dos gigantes mundiais do e-commerce como a Amazon e o Ebay. Em Abril deste ano, o Ebay seguindo os passos da sua congénere, lançou um site de comércio eletrónico especializado em vinho, tendo como target os especialistas e entusiastas de vinho, um portfólio com mais de 10 mil referências – desde vinho à acessórios vínicos – e preços variados (na nossa última pesquisa constava um Chateau Lafite Vintage Red Wine 1869 Vintage Red Wine Paulliac rondando os nada módicos 125.480,10 €). O Ebay pretende adicionar serviços adicionais como forma de diferenciação e tem firmado parcerias interessantes, a exemplo das parcerias com especialistas como Maureen Petrosky e André Hueston Mack e com a Drync no intuito de ampliar a selecção de vinhos disponíveis e ultrapassar a Amazon neste campo.

O comércio on-line de vinho movimenta anualmente…
Espanha – 80 milhões de euros |França – 365 milhões de euros | Reino Unido – 967 milhões de euros.

Entretanto, se ainda é um consumidor novato neste tipo de experiência e pretende dar uma chance ao e-commerce na próxima vez que for adquirir suas novas garrafas, esteja atento às dicas que iremos partilhar aqui nos próximos dias, de modo a que comprem vinho de forma segura na internet!

Assinatura Natália