Ao contrário do que muitos pensam, a origem das cores no vidro das garrafas de vinho não está relacionada com a protecção da bebida contra a luz. Na verdade, no passado, a indústria de vidro desconhecia como depurar e filtrar as impurezas, pelo que  as garrafas apresentavam uma cor turva e âmbar. Em contrapartida, veio a se constatar que esta coloração favorecia a evolução da bebida de Baco, uma vez que a protegia da luz directa, salvaguardando alguns componentes químicos da radiação ultravioleta que compromete e encurta o ciclo de vida do vinho. 

Como já referimos aqui no blog, o vinho é uma bebida viva que segue evoluindo no interior da garrafa até o momento ideal de consumo. Assim, a depender do tipo de vinho e da maneira como foi armazenado, este momento óptimo de consumo chegará mais cedo ou mais tarde e isso se relaciona directamente com a cor e a forma da garrafa. Porém, a importância da cor das garrafas de vinho não reside apenas na conservação do vinho e protecção contra luz, pelo que  a escolha da sua cor poderá depender também de questões estéticas e económicas.

Hoje em dia, o vidro pode adquirir qualquer tonalidade devido aos avanços no processos de elaboração, pelo que as garrafas vão variar consoante o apelo estético que cada casa produtora queira imprimir nos seus produtos. Enquanto algumas vinícolas preferem que o líquido não seja visto no interior da garrafa outras preferem evidenciar a cor da bebida em uma garrafa transparente no intuito de gerar uma sensação de consumo rápido e fresco.

DSC_0641
Note-se que na garrafa de vidro verde o vinho evoluirá de maneira mais lenta do que em uma garrafa transparente, visto que o vidro verde permite filtrar diferentes radiações de espectro, expondo menos a bebida à luz.

O vidro verde é o mais barato, uma vez que contém um maior nível de impurezas. Para remover estas impurezas o processo de elaboração é mais complexo e consequentemente mais caro. As gamas de cores oferecidas pela indústria vidreira vão desde o velho conhecido âmbar, passando pelas tonalidades de verde e azul até chegar as transparentes.

Assinatura Natália