Os vinhos do Porto Vintage evoluem em garrafa e podem formar depósitos durante este envelhecimento, pelo que que antes de serem servidos devem ser decantados para remover estes depósitos naturais formado pela bebida, bem como para libertar os aromas que se desenvolveram durante este tempo em que estiveram engarrafados. Os Late Bottled Vintage (LBV) e os vinhos do Porto Tawny envelhecem em madeira e assim não necessitam de ser decantados, uma vez que estagiaram em cascos ou tonéis de carvalho, onde os sedimentos naturalmente formados pelo vinho precipitaram antes do engarrafamento.
Como devemos decantar?
Para realizar a decantação, iremos precisar de um decanter limpo. Coloque a garrafa de vinho do Porto Vintage em posição vertical (lembramos que este é o único entre os vinhos do Porto que deve ser armazenado em posição horizontal), retire o selo e limpe com um pano a parte superior da garrafa. Retire a rolha devagar. Como as rolhas destes vinhos são mais robustas e nos vinhos mais antigos estas podem estar mais frágeis, talvez seja mais fácil desrolhar com um saca-rolhas tradicional, visto que dão  um maior controlo.
Decantação
Verta o vinho do Porto Vintage aos poucos no decanter. Se o vinho tiver formado muito depósito, poderá utilizar um pequeno funil com um filtro para proceder a filtração e assim afastar quaisquer vestígios de depósitos na taça.
Algumas garrafas apresentam marcas de tinta branca para indicar o lado que esteve para cima durante o armazenamento. Lembre-se que essa marca branca deverá ficar para cima ao vertermos o vinho no decanter.
Bons vinhos!!
Assinatura Natália