Fica aqui a receita de uma geleia sofisticada para uma noite de queijos e vinhos e que também é bastante versátil, podendo avivar o pequeno-almoço e acompanhar carnes assadas. Uma delícia!

Ingredientes

1 1/2 xícara (chá) de figos secos (cerca de 250 g)
1 xícara (chá) de vinho tinto
1 xícara (chá) de água
2 colheres (sopa) de açúcar
1 canela em rama
1 anis-estrelado

 Preparo:

1. Corte os figos em cubinhos delicados.

2. Adicione à panela a água, o vinho e o açúcar. Junte a canela e o anis estrelado. Misture e leve para cozinhar em fogo médio até ferver.

3. Assim que ferver, abaixe o lume e coloque a tampa entreaberta. Deixe cozinhar por cerca de 30 minutos, mexendo de vez em quando – a cada mexida, pressione os figos levemente com as costas da colher.

4. Desligue o lume, retire a canela e o anis-estrelado. Com as costas da colher, amasse um pouco mais os figos ainda quentes – a geleia deve ficar com pedacinhos da fruta.

5. Com uma concha, transfira a geleia ainda quente para potes de vidro esterilizados, deixando cerca de 2 cm até a tampa livre. Feche o pote com a geleia quente para formar vácuo.

*** Conservação

Você pode conservar a geleia por até 2 meses, fechada a vácuo, em temperatura ambiente; por até 6 meses no congelador e após aberta por 15 dias na geladeira.

Receita: Panelinha

Assinatura Natália