ABout Us

Apaixonada por vinhos, acredito que as coisas boas da vida devem ser brindadas. Encontre aqui dicas do que há de melhor no mundo da vitivinicultura.

Follow Us
Newsletter

Instagram Feed
@winelicious_
Soundlicious
Wine Tasting Notes
Recent Posts
Winelicious | Dicas para provas de vinho rápidas no verão
5400
post-template-default,single,single-post,postid-5400,single-format-standard,ajax_updown,page_not_loaded,,side_area_uncovered_from_content,qode-content-sidebar-responsive,columns-4,qode-theme-ver-14.3,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.7,vc_responsive

Dicas para provas de vinho rápidas no verão

Dicas para provas de vinho rápidas no verão

A prova de vinhos pode decorrer de forma despretensiosa entre familiares e amigos. Esta pode ser uma maneira divertida de celebrar o encontro. Devemos tirar da cabeça aquela conotação de que provas de vinho se restringem à especialistas da área ou à provas comerciais, normalmente realizadas em visitas à vinícolas e wine shops. Na realidade, podemos usufruir deste momento no seio da nossa intimidade, no conforto das nossas casas e com as pessoas do nosso convívio.

Uma prova mais intimista e descontraída permite-nos experimentar mais rótulos e conhecer o produto ao nosso rítimo, criando então uma maior familiaridade com o mundo dos vinhos. Este tipo de prova afasta aquele erro comum que tendencialmente temos em apostar sempre nas mesmas escolhas, estimula-nos a experimentar e conhecer novos produtos, já que durante a prova iremos contrapor produtos para perceber as diferenças entre eles – ainda que estas na prática se revelem sútis. A diversidade aqui é sempre bem-vinda e enriquece a experiência.

Nos dias de hoje, não temos que nos sentir intimidados pela complexidade que a diversidade de produtos  num primeiro olhar parece nos impor. Em boa verdade, a informação está mais acessível, se democratizou através das revistas, blogsapps da especialidade, pelo que temos que nos sentir confiantes e aproveitar estas ferramentas na hora de organizar uma prova de vinhos para os amigos e familiares agora no verão.

Tenham em atenção alguns pormenores e certamente este será um momento a repetir (quem sabe este não será início até mesmo de uma confraria?!). Já falamos aqui no Winelicious Wine Blog sobre a necessidade de termos taças apropriadas e bem limpas à disposição, vinhos na temperatura correcta de serviço, a ausência de ruídos e aromas fortes nos ambientes em que decorrerão as provas (evitar o uso de perfumes, velas perfumadas e ambientadores com aromas marcantes, por exemplo), bem como a presença de uma boa iluminação. Contudo, hoje deixamos aqui novas sugestões para incrementar este momento e torná-lo ainda mais especial:

  • Lembramos que, de preferência, cada provador deverá ter um copo para cada rótulo a ser servido, podendo então comparar os vinhos que forem servidos.
  • Para evitar desperdícios, coloque pequenas doses em cada copo.
  • Utilizem folhas de prova com as caraterísticas a serem avaliadas (aspecto, cor, aromas, sabor e notas). É giro depois comparar e trocar impressões sobre a experiência que cada um teve. Vão ver como as percepções são diferentes a cerca de um mesmo vinho.
  • Evite a utilização de termos muito técnicos, permita que a degustação seja pautada por termos mais simples, deixando todos confortáveis. Desmistificar certos ritos e difundir a cultura do vinho é também uma atitude esperada dos enófilos. Tenham em mente que saber comunicar o produto e proporcionar boas memórias é igualmente importante.
  • Uma boa sugestão é optar por vinhos de anos mais recentes, uma vez que estes são mais ricos em aromas e apresentam sabores mais suaves, facilitando as provas mais rápidas e descontraídas.
  • Agora no verão, dê preferência aos vinhos brancos e rosados. Estes por serem servidos à uma temperatura mais baixa, tornam-se mais atractivos nesta época do ano. Se o público for feminino, tente incorporar vinhos brancos doces que tendem a agradar bastante o paladar da senhoras.
  • No que toca à escolha dos vinhos, busquem um critério comum para conduzir esta escolha. Poderão optar por vinhos de um mesmo país ou região, vinhos de uma mesma casta, vinhos de uma determinada colheita ou vinhos de um mesmo estilo, por exemplo. É interessante explicar aos  convidados sobre a selecção, como chegou até ela, de forma a contextualizar a prova e torná-la mais curiosa e cativante.
  • No fim da prova, aproveitem a ocasião para colocarem a conversa em dia, degustarem alguns pratos leves e desfrutarem deste momento de convívio. Afinal, vinho também é isso, ingrediente de uma vida equilibrada e feliz que deve ser brindada com aqueles que nos fazem bem!
winelicious
dev@winelicious.pt