Festival Europeu do Terroir

Nos últimos dias 30 de Junho e 1 de Julho, decorreu, à beira Tejo,  o Vinho ao Vivo – Festival Europeu do Terroir, uma parceria entre a esplanada A Margem e a garrafeira Os Goliardos.

13

O Vinho ao Vivo contou com a presença de 35 produtores de seis países (Alemanha, Áustria Espanha, França, Itália e Portugal), promovendo o encontro entre enófilos e produtores apaixonados (e bastante exigentes!). O Winelicious Wine Blog teve a alegria de prestigiar o evento e podemos dizer que foi gratificante ver num mesmo local a partilha de diferentes experiências e encontrar produtos que expressam tão bem seus terroirs. Os vinhos eram de muito boa qualidade, autênticos, e os produtores transpiravam motivação e orgulho pelo trabalho que desenvolvem, assim como pela cultura vitícola que pertencem.

20

São louváveis eventos como estes que permitem um maior contacto do público com produtores independentes, dando a conhecer caras, as vezes, desconhecidas. É  ainda a possibilidade de apresentar ao grande público rótulos pouco conhecidos devido à sua pequena produção, os bons projectos que estes amantes dos vinhos desenvolvem e toda a região que representam. Destacamos também a presença de produtores que apostam numa agricultura biológica e biodinâmica, o que nem sempre é uma aposta rentável, mas que espelha a sensibilidade e o lado humanista desses produtores.

A programação musical do festival ficou por conta da Lamia Bensmail, do grupo Sampadiu, do Port do Soul e do They Must be crazy. Em suma, fins de tardes agradáveis com bons vinhos, boa música, bons petiscos e muita gente feliz. Vale a pena ficar atento e esperar pela próxima edição!

Assinatura Natália