Aula

Como divulgamos aqui no Winelicious Wine Blog, o programa de Gestão para o Setor do Vinho oferecido pela CATÓLICA LISBON Business & Economics é um programa de curta duração, multidisciplinar e que visa proporcionar uma sólida formação em temas de gestão e de negócio do setor do vinho. Este curso de pós-graduação permite aos estudantes terem em pouco tempo uma visão geral da vitivinicultura no nosso país, abordando as temáticas de maior interesse para o sector.

Na semana passada tive a oportunidade de acompanhar o módulo de Wine Marketing – Creating customers in the U.S.A Wine Market lecionado pelo Professor Gregory S. Carpenter e posso dizer que foi uma tarde bastante proveitosa, com um debate rico e uma orientação clara sobre tópicos de muita pertinência. Esta foi mais uma experiência enriquecedora, como já era de se esperar, uma vez que estamos a falar de um dos programas oferecidos pela Universidade Católica Portuguesa, sinónimo de excelência.

Nesta aula, ao analisarmos os principais aspectos do mercado norte-americano – mercado este de grande  interesse para os produtores portugueses de vinho-, identificamos as estratégias de marketing mais adequadas para abordar os diferentes grupos de consumidores presentes neste mercado, o que certamente foi de grande valia para os participantes do programa que na sua maioria são produtores ou colaboradores nas instituições que regulam ou promovem o sector, podendo assim compor uma estratégia adequada para abordar este mercado consumidor, assegurando então um maior sucesso das exportações dos vinhos portugueses.

Visitas Técnicas

O curso ainda oferece uma vertente prática através de visitas técnicas onde os participantes podem ver a aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos em sala de aula na prática.

Também tive a oportunidade de acompanhar o grupo nestas visitas e confesso que é uma componente interessante e importante do curso, permitindo aos alunos terem um contacto mais próximo com projectos de pesquisa de inestimável valor para o sector, bem como acompanhar por um dia o trabalho realizado em uma  vinícola de referência.

Devido a adesão e ao sucesso, é provável que realizem uma 3ª edição do programa, assim torcemos. Quando tiver notícias partilharei aqui convosco!

Assinatura Natália