No passado dia 26 de Setembro, tive a oportunidade de acompanhar o curso que decorreu nas instalações do IVV – Instituto da Vinha e do Vinho e posso testemunhar uma experiência rica e que recomendo vivamente. O curso tem a duração de 1 dia, mas que de tão interessante saímos com a sensação de querer mais uma dose. Entre exposições claras, um guia de estudo objectivo e provas de vinhos de diferentes estilos e origens, vamos adquirindo capacidade para demonstrar conhecimentos sobre os principais tipos e estilos de vinhos, como armazenar, servir, harmonizar a bebida e ainda como  implementar o hábito de um consumo consciente. A formação culmina com uma avaliação ao fim do dia que permitirá obter a qualificação de nível 1 em vinhos WSET.

100

A qualificação de nível 1 em Vinhos WSET oferecida pela Saber do Vinho proporciona a todos aqueles cujo trabalho está directamente relacionado com o serviço de vinho uma introdução básica aos principais estilos de vinhos disponíveis. Esta qualificação tem como objectivo fornecer ao aluno os conhecimentos básicos sobre o vinho, bem como as aptidões necessárias para o seu correcto armazenamento e serviço, preparando assim os profissionais que trabalham direta ou indiretamente no mercado dos vinhos para  actuarem com mais confiança.

Conteúdos desta qualificação:
Introdução ao vinho
O que é o vinho?
Estilos de vinho
O que faz os vinhos serem diferentes?
Principais castas 
Como é feito o vinho?
A prova de vinhos
O armazenamento e serviço de vinho
Armazenar e servir
Responsabilidade Social
Introdução à harmonização de vinhos e comidas
Principais interações gustativas entre o vinho e a comida
Outras considerações | Como aplicar os princípios 
Notas de Prova
Técnica Sistemática de Prova WSET e modelo de nota de prova
Notas de Prova

 

Se tem interesse em conhecer um pouco mais sobre o universo dos vinhos não deixe de conferir as próximas edições organizadas pela Saber do Vinho. Um investimento que vale a pena tanto para os profissionais do sector como para os enófilos que querem aprimorar seus conhecimentos.

Assinatura Natália