As festas de fim de ano estão a se aproximar e o vinho sempre foi uma boa pedida na hora de presentear nesta época do ano, seja porque propicia o convívio, na medida que quem recebe normalmente termina por compartilhar com os presentes, quer por ser um presente impessoal e que costuma agradar a maioria das pessoas. Contudo, podemos seguir alguns critérios na hora de presentearmos com vinho, assegurando que o presenteado vai desfrutar verdadeiramente da nossa escolha.

  1. Se for convidado para um jantar, por exemplo, procure saber sobre os pratos que serão servidos, de modo a seleccionar um vinho que harmonize bem com o menu. Caso não tenha intimidade suficiente para perguntar sobre os pratos que serão servidos, opte por um vinho para acompanhar as entradas.
  2. Peça ajuda a um profissional. Uma boa dica é ir às garrafeiras, uma vez que estas lojas especializadas tendem a contar com profissionais capacitados para nos ajudar a escolher vinhos com propriedade, nos informando a cerca dos diferentes produtos, aconselhando vinhos mais diferentes, fugindo das opções mais óbvias.
  3. Aposte em vinhos de qualidade. Se no momento não puder investir nos rótulos mais caros (presumindo que estamos a falar de vinhos mais caros pela qualidade que apresentam e não que preço é sinónimo de qualidade), devemos preferir os vinhos jovens, já que estes tendem a ser mais baratos e assim podemos escolher as melhores opções dentro deste estilo de vinhos.
  4. Preocupe-se com a apresentação! Recorra às caixas e sacos apropriados para conferir mais requinte ao presente.
Assinatura Natália