Com o sumo natural do abacaxi podemos preparar este molho agridoce que combina muito bem com aves e porco.

Ingredientes

  • 1 abacaxi
  • ¼ de xícara (chá) de vinho branco
  • ½ cebola
  • 1 colher (sopa) de farinha de trigo
  • 1 ½ colher (sopa) de mel
  • 1 folha de louro
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora

Preparo

  1. Descasque e pique fino a cebola. Descasque e corte o abacaxi em cubos médios.
  2. Transfira os cubos de abacaxi para o copo do liquidificador e bata até ficar liso. Sobre uma tigela, passe o sumo por uma peneira – aperte a polpa com as costas de uma colher para extrair todo o caldo. Reserve.
  3. Numa panela média, coloque a manteiga e leve ao fogo baixo. Assim que derreter, adicione a cebola e tempere com uma pitada de sal e pimenta-do-reino. Refogue por cerca de 5 minutos até ficar bem murcha.
  4. Adicione o mel e misture bem. Regue com o vinho, misture e deixe cozinhar até secar. Polvilhe a farinha e mexa bem por cerca de 3 minutos até ficar parecendo uma cola – não se assuste, é assim mesmo, essa mistura vai engrossar o molho.
  5. Retire a panela do fogo e regue com cerca de ½ xícara (chá) do sumo de abacaxi. Misture bem com um batedor de arame para dissolver todos os gruminhos de farinha. Acrescente mais um pouco do sumo e mexa novamente, até ficar liso – é importante adicionar o suco aos poucos para o molho não empelotar.
  6. Adicione o restante do sumo de abacaxi e junte a folha de louro. Misture e volte a panela ao fogo baixo. Tampe e deixe cozinhar por mais 20 minutos – mexa de vez em quando para não grudar no fundo. Desligue o fogo, prove e acerte o sal e a pimenta-do-reino. Transfira para uma molheira e sirva a seguir para acompanhar o assado de sua preferência.
Autoria e fotografia: Panelinha
Assinatura Natália