ABout Us

Apaixonada por vinhos, acredito que as coisas boas da vida devem ser brindadas. Encontre aqui dicas do que há de melhor no mundo da vitivinicultura.

Follow Us
Newsletter

Instagram Feed
@winelicious_
Soundlicious
Wine Tasting Notes
Recent Posts
Winelicious | Vale do São Francisco – Brasil
6160
post-template-default,single,single-post,postid-6160,single-format-standard,ajax_updown,page_not_loaded,,side_area_uncovered_from_content,qode-content-sidebar-responsive,columns-4,qode-theme-ver-14.3,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.7,vc_responsive

Vale do São Francisco – Brasil

Vale do São Francisco – Brasil

O Vale do São Francisco representa uma experiência singular no universo enológico, a viticultura do semi-árido tropical desperta curiosidade mundial, uma vez que a capacidade produtiva das videiras é determinada pelo manejo, e não pelo clima, sempre seco e quente. Cada planta gera duas safras por ano, em ciclos de 120 a 130 dias, sendo o único local no mundo onde se produz duas safras por ano de uvas de mesa e de uvas viníferas utilizadas na elaboração de sumos e vinhos. O período de repouso das vinhas é induzido pela irrigação artificial e dura de 30 a 60 dias. O solo, abastecido com água do rio São Francisco, apresenta grandes depósitos de sedimentos rochosos. Note-se que o elevado índice de insolação dá origem à uvas com um elevado teor de açúcar, resultando em vinhos bastante frutados.

Curiosidade

Segundo dados do Instituto Brasileiro do Vinho (IBRAVIN), o Vale do São Francisco é a segunda maior região brasileira produtora de vinhos, gerando cerca de 30 mil empregos directos e indirectos e movimentando entre R$600 milhões a R$1 bilhão de reais por ano.

1456345183

Foto: EMBRAPA
winelicious
dev@winelicious.pt