ABout Us

Apaixonada por vinhos, acredito que as coisas boas da vida devem ser brindadas. Encontre aqui dicas do que há de melhor no mundo da vitivinicultura.

Newsletter

Instagram Feed
@winelicious_
Soundlicious
Wine Tasting Notes
Recent Posts
Winelicious | Villiera Wines
905
post-template-default,single,single-post,postid-905,single-format-standard,ajax_updown,page_not_loaded,,side_area_uncovered_from_content,qode-content-sidebar-responsive,columns-4,qode-theme-ver-14.3,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.7,vc_responsive

Villiera Wines

Villiera Wines

Na região de Stellenbosch na África do Sul, encontramos uma vinícola familiar, a respeitada vinícola Villiera. Empenhada em produzir vinhos tintos e brancos de qualidade, esta é afamada pelos seus vinhos espumantes elaborados pelo método Cap Classique, equivalente ao método tradicional.

A história dos vinhos Villiera inicia no ano de 1983 quando os primos ​​Jeff e Simon Grier começaram a replantar varietais clássicos e autóctones na propriedade da família. Anos mais tarde, Cathy Brewer (née Grier) se juntou a equipa para comandar o sector de vendas, marketing e exportações da empresa.

Hoje em dia, são uma das maiores e renomadas adegas privadas da região de Stellenbosch, graças a filosofia de produção de vinhos únicos associada a implementação de alta tecnologia na vinícola para a produção de vinhos tranquilos, bem como do método cap classique.

O premiado enólogo Jeff Grier criou uma gama de vinhos distintos que reflectem o terroir único da vinícola Villiera e os aromas e sabores das diferentes castas ali cultivadas.

A família Grier é conhecida na indústria vinhateira sul-africana pela qualidade dos seus produtos, pelo seu espírito inovador e pelas práticas de preservação ambiental que são pioneiras naquela região.

Responsabilidade Ambiental

O vitivicultor Simon Grier sempre foi um fervoroso defensor de práticas de gestão da vinha que sejam sustentáveis e ambientalmente amigáveis. Nos vinhedos da Villiera não têm sido pulverizado insecticidas nos últimos dez anos e um bando de 1.000 patos de Pequim são responsáveis pelo controle natural de pragas. Há ainda uma forte preocupação com a conservação da água, com a reciclagem e actualmente está em curso um greening project que implica o plantio de 1000 árvores nativas na propriedade. Esta filosofia tem levado a um ecossistema vibrante, incluindo enormes bandos de galinhas da guiné e faisões, bem como antílopes, raposas, mangustos cinza, porcos-espinhos e o ameaçado grou azul (ave símbolo da África do Sul).

Em 2010, começou a apostar na energia solar, o que permitiu suprir as necessidades diurnas de toda a vinícola fora da época de vindima. Trata-se, aproximadamente, de 950 m2 de painéis solares montados nos telhados da adega com capacidade de gerar 132 kW de potência, tornando-se assim o maior telhado com painéis solares actualmente existente na África do Sul.

Esta abordagem eco-friendly implica custos maiores para empresa, mas em contrapartida permitiu que esta fosse aceite como fornecedora da Marks & Spencer no Reino Unido e do Woolworths na África do Sul. Este reconhecimento das boas prácticas ambientais ali adoptadas estimulam a equipe a continuar com esta filosofia,  o que  tem fomentado diversos projectos ambientais e sociais na propriedade.

A Villiera é ainda comprometida com a constante qualificação e educação dos seus colaboradores, sendo esta uma empresa acreditada pelo WIETA – Wine Industry  Ethical Trade Assocoiation.

Método Cap Classique

Actualmente, cerca de 35 % da produção dos vinhos Villiera são vinhos espumantes com fermentação em garrafa. A joint venture com o especialista francês em Champagne, Jean Louis Denois, nos meados de 1980 culminou em um dos melhores vinhos espumantes de método Cap Classique do país.

Nos últimos cinco anos, a Villiera tem presenciado um crescimento exponencial na categoria dos espumantes. Apesar de mais de 60% da sua produção anual ser voltada para o mercado consumidor interno, esta casa produtora também tem tido sucesso nas suas exportações.

A gama altamente aclamada inclui: o tradicional Rosé Brut não-vintage, o tradicional Rosé Brut, o Villiera Monro Brut e o Villiera Brut Natural (isento de aditivos).

Vinhos Brancos

Os vinhos brancos da Villiera são famosos por serem frutados e as castas mais utilizadas são a Sauvignon Blanc e Chenin Blanc. Todavia, a Villiera produz ainda um blend chamado Down to Earth, que combina Sauvignon Blanc e Semillon e pequenas quantidades de Rhine Riesling e Gewürztraminer também são produzidas e misturadas com Muscat para criar um vinho muito aromático chamado Jasmine.

Vinhos Tintos

Os tintos da Villiera capturam a combinação única dos estilos do Velho e Novo Mundo e ganharam aceitação internacional pela sua intensidade bem equilibrada e pela sua elegância. As castas tintas que mais se destacam são: Merlot e Cabernet Sauvignon.

A gama de vinhos tintos é composta pelos rótulo Down to Earth e Monro. Este último, um blend entre aquelas duas castas (Merlot e Cabernet Sauvignon), foi premiado por diversas vezes. Sendo este o vinho de maior sucesso desta vinícola, tendo recebido inúmeros prémios na categoria”Bordeaux”. Em 2005, o Monro 2001 recebeu o Troféu Calyon como o melhor blend sul-africano de “Bordeaux”, enquanto a colheita de 2002 foi premiada com uma medalha de ouro em ambas as premiações Calyon e Veritas.

França

A família Grier tem uma forte admiração pela França, sendo para eles este país uma referência entre os produtores mundiais de vinhos. No ano de 2006, a Villiera embarcou em um empreendimento internacional, a Domaine Grier, aquando da aquisição de um pequeno vinhedo com 22 hectares na região de Roussillon, no sul da França, e uma adega próxima a cidade de St. Paul de Fenouillet, o que tem contribuído a torná-los líderes entre os produtores de vinho espumante na África do Sul, para além de realizar um antigo sonho de possuir um vinhedo na França.

 

domaine-grier-vins

A gama de Domaine Grier reflecte estilos clássicos e modernos, ampliando o portofólio da Villiera com excelentes vinhos.

Contactos:
Corner of R304 and R101,, Koelenhof, Stellenbosch, 7605, África do Sul
(+27) 21 865 2002
http://www.villiera.com/

 

***Fotografias cedidas pela Villiera Wines

winelicious
dev@winelicious.pt