452951877

No mundo dos vinhos encontramos alguns personagens importantes que desempenham papéis diferentes. Cada um colabora neste universo à sua maneira, pelo que é importante ter em atenção os conceitos de cada uma destas figuras para podermos falar com precisão sobre cada um delas sem confundi-las.

Assim, quem são eles e quais as suas respectivas funções no mundo de Baco?

Enólogo

O enólogo é o profissional que se dedica a elaboração de vinhos. Isto é, o responsável por todas as decisões sobre a produção do vinho, desde a análise do solo até a melhor técnica para a colheita das uvas. É quem acompanha todas as fases de produção, desde a vinha à comercialização do produto, passando pela escolha das técnicas de vinificação que deverão ser empregues e o momento ideal de colocar o vinho no mercado. Por vezes, é comum encontra-los actuando também na venda e na divulgação do produto. Habitualmente, este profissional é formando em Enologia ou em Agronomia com especialização em Enologia.

Em rigor, ele é um enófilo, visto que aprecia vinhos, porém tem um papel mais activo na cultura do vinho quando comparado àquele.

Sommelier

O sommelier possui conhecimentos sobre diversas bebidas, desde água, chá, café, com especial atenção às bebidas alcoólicas como vinhos, cervejas e destilados. Este profissional normalmente trabalha em bares, restaurantes, adegas e wine shops, onde auxilia na escolha do vinho, na harmonização da bebida com os pratos ou mesmo na elaboração da carta de vinhos.

A profissão de sommelier surgiu antes do século XVII, na França, onde este era o responsável por transportar o fermentado e tinha a obrigação de provar o seu conteúdo antes que fosse servido, para comprovar que a bebida não havia sido adulterada ou mesmo envenenada. Com o passar do tempo, o serviço deste profissional passou a servir como garantia de que o produto era genuíno e de boa qualidade. Actualmente, para se tornar um sommelier é preciso frequentar cursos profissionalizantes, requerendo um exaustivo e constante estudo, visto que este profissional precisa estar sempre a par das novidades do mercado e deve conhecer diversos tipos de bebidas, de modo a ser capaz de conduzir as escolhas e o consumo dos clientes.

Enófilo

E por fim, quem são os enófilos? Bem, os enófilos são todos aqueles que gostam da cultura do vinho e de desgustar o produto apesar de não serem profissionais da área. Assim, são todos aqueles que apreciam a bebida, que estudam este néctar, que possuem um caderno de provas para fazer anotações sobre os vinhos que provaram (apontando as sua experiência e as percepções que tiveram durante a prova) ou que frequentam confrarias e encontros vínicos, mas que não têm responsabilidade alguma sobre elaboração do produto.

Desta forma, qualquer apreciador da bebida de Baco pode ser um enófilo, já que para tal não é necessário frequentar qualquer tipo de curso profissionalizante, bastando apenas ser um aficionado pelo vinho. Como acima referimos, todos os enólogos tendem a ser enófilos, mas nem todos os enófilos serão enólogos.

Em suma, o enólogo é o responsável por toda a produção do vinho; o sommelier, por sua vez, possui o conhecimento não só sobre as características do fermentado, mas ainda sobre a correta harmonização da bebida com os alimentos e por fim, o enófilo que é todo aquele que simplesmente admira esta distinta bebida.

Assinatura Natália