ABout Us

Apaixonada por vinhos, acredito que as coisas boas da vida devem ser brindadas. Encontre aqui dicas do que há de melhor no mundo da vitivinicultura.

Follow Us
Newsletter

Instagram Feed
@winelicious_
Wine Tasting Notes
Recent Posts
Winelicious | Sobre Nós / About Us
15
page-template-default,page,page-id-15,ajax_updown,page_not_loaded,,side_area_uncovered_from_content,qode-content-sidebar-responsive,columns-4,qode-theme-ver-14.3,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.7,vc_responsive

Sobre Nós / About Us

NOSSA MISSÃO É INSPIRAR DESCOBERTAS E EXCELENTES EXPERIÊNCIAS

 

Criamos o Winelicious Wine Blog com o objectivo de explorar o universo dos vinhos de forma prática e descontraída, sempre com um olhar curioso e atento às novas tendências deste mercado. Afinal, quase nada é tão aprazível quanto um bom vinho!

OUR MISSION IS TO INSPIRE DISCOVERIES AND SUPERB EXPERIENCES

 

We created Winelicious Wine Blog with the goal of explore the universe of wines in a personal, practical and relaxed way, always with a curious and attentive look at the trends of this market. After all, almost nothing is as enjoyable as good wine.

NATÁLIA ANDRADE

Apaixonada pelo mundo dos vinhos, Natália Andrade é a fundadora do Winelicious e a nossa wine blogger.

 

O meu primeiro contacto com o mundo dos vinhos se deu no processo de elaboração da minha Dissertação de Mestrado. Imagino que muitos estejam se perguntando: “o que uma jurista pode ter a ver com a vitivinicultura?” Pois bem, passo a explicar….

Na época, sabia que queria escrever sobre o Direito de Propriedade Intelectual, mas tinha como premissa escrever sobre algo que fosse ainda pouco explorado dentro deste ramo de Direito e que me possibilitasse abordar também alguns aspectos económicos, visto que o Mestrado escolhido tinha esta vertente. Foi então que surgiu a ideia de escrever sobre Denominações de Origem e Indicações Geográficas, figuras jurídicas deste ramo de Direito menos exploradas na literatura académica quando comparadas às marcas e patentes, por exemplo.

Para exemplificar a utilização prática destas figuras, escolhi o vinho, por ser este um produto milenar que intercepta a história de vários povos, permitindo assim estudar a evolução desta figura jurídica e também traçar um estudo de Direito comparado entre o sistema jurídico do meu país de origem, o Brasil e do país onde estudei e que é minha segunda casa, Portugal.

A Dissertação teve como tema: “As Denominações de Origem e as Indicações Geográficas e o Desenvolvimento socioeconómico”. Neste trabalho tive a oportunidade de debruçar-me sobre as regiões portuguesas do Douro e Alentejo e as brasileiras da Serra Gaúcha e Vale do São Francisco. Desde então o “bichinho do vinho” ficou em mim e esta paixão só tem crescido a cada nova descoberta.

Essa temática surgiu de maneira inusitada, mas costumo dizer foi um presente de Deus à minha porta. E sim, posso assegurar-lhes que no fim das contas o Direito se relaciona muito bem com este universo encantador e fazem uma parceria de longa data!

Na sequência da Dissertação, felizmente, tenho tido a oportunidade de trabalhar nesta área, escrevendo sobre o tema aqui no Winelicious, bem como em artigos científicos e livros. Desde 2014, ainda tenho tido o privilégio de participar e apresentar um pouco do meu trabalho nos Congressos Mundiais da Vinha e do Vinho organizados pela OIV (Organização Internacional do Vinho) realizados em diferentes países – Argentina, Alemanha, Brasil, Bulgária e Uruguai.

wine-stoppers-pc-and-mac-1073571

 

O Winelicious, um blog sobre vitivinicultura e enoturismo, foi concebido como forma de dar continuidade a estes trabalhos, experimentar novos domínios e o que venho aqui propor é partilhar as minhas descobertas no mundo do vinho; estimular o intercâmbio de informação entre os vários sectores relacionados com a vitivinicultura, de modo a dinamizá-los e dar a conhecer os bons projectos que encontrar nesta nova jornada. Assim, gostava de fazer-vos um convite para ser a vossa anfitriã nesta descoberta arrebatadora (porém um alerta, desde que se deixe pegar pelo “bichinho do vinho” os sintomas de paixão são incuráveis).

 

WHY WE CREATED THE WINELICIOUS WINE BLOG

 

Natália Andrade is a jurist and founder of Winelicious Wine Blog. Based in Lisbon (Portugal), she collaborates with clients from around the world.

With a MLM from NOVA SBE, a Catholic University of Portugal law degree and a huge passion for Intellectual Property and Digital Wine Marketing she has a finely-turned understanding of how wine brands can best position themselves and how she can help support their mission.

Founded in June 2015, Winelicious is a Wine Blog focused on creating a multidisciplinary and multicultural content about the world of wines.