12 Set Entrevista Luís Pato
QUANDO SURGIU A PAIXÃO PELOS VINHOS?
Quando nasci no meio dos vinhedos.
QUAL A FILOSOFIA QUE ESTÁ POR TRÁS DOS VINHOS QUE CRIA?
A Casta Baga como uma casta de qualidade mundial. Mas também a experimentação e a criação de vinhos que não são descritos nos livros. Não sou enólogo, apenas um aprendiz de enólogo….ou melhor, serei enólogo quando morrer, porque chega ao fim a minha aprendizagem pela prática.
O QUE PRETENDE EXPRIMIR ATRAVÉS DA ARTE DA ENOLOGIA? OS VINHOS QUE ELABORA CONTAM TAMBÉM UM POUCO DE SI?
A resposta anterior mostra que crio os vinhos com a minha alma e não segundo os ditames dos livros porque se aprende na escola.
HÁ ALGUMA CASTA QUE TENHA UM MAIOR CARINHO OU QUE GOSTE MAIS DE TRABALHAR? SERÁ A BAGA?
Só podia ser. Quem dedicou 38 anos a afirmá-la por esse mundo fora, sente-se realizado com a imagem que ela conquistou.
ELABORAR UM VINHO DE SOBREMESA QUE NÃO SEJA COLHEITA TARDIA FOI UM DESAFIO E UM SINAL DE IRREVERÊNCIA? PODE NOS CONTAR UM POUCO SOBRE O PROCESSO DE CRIOEXTRAÇÃO?
Foi uma prova de irreverência. Habitualmente “copia-se” o que fazem os franceses e hoje o que fazem os países Novo Mundo. Com este e com outros, como por exemplo o vinho de Fernão Pires tinto ou o Laranja da Madalena, elaborado com Baga ou o Espumante Vinha Pan elaborado sem sulfuroso….o primeiro…pelo menos em Portugal.
SABEMOS AINDA QUE CRIOU UM VINHO TINTO ELABORADO A PARTIR DA CASTA FERNÃO PIRES (CASTA BRANCA). QUAL O SEGREDO DA MÁGICA?
Ir contra as regras….bem sei que muitos enólogos clássicos podem dizer que é um branco com defeito….mas a verdade é que ele foi fermentado para se mostrar mais tinto que muitos Pinot que por aí andam.
QUAIS FORAM OS ROMPANTES DE CRIATIVIDADE MAIS RECENTES? O QUE PODEMOS ESPERAR PARA OS PRÓXIMOS TEMPOS?
Além do referido Espumante de Baga da Vinha Pan, que é um branco de tinto sem uso de químicos, sem sulfuroso, temos o Vinho doce “Pan do João” branco de colheita antecipada elaborado com uvas da Vinha Pan e que ostentará a designação…Bairrada….o primeiro vinho doce branco de uva tinta de colheita antecipada do…. Mundo….prova de que não sou um seguidista!
QUAIS SÃO AS CARACTERÍSTICAS QUE UM VINHO DEVE QUE APRESENTAR PARA QUE O CONSIDERE EXCELENTE?
Nos tintos, concentração, elegância, com pouco álcool e ao mesmo tempo com envelhecimento nobre por mais de 20 anos, pelo menos.
Brancos, bom equilíbrio entre a acidez natural e o grau alcoólico, sem sabor a madeira, mas com um tostado de solo argilo calcário.
Espumante, acidez, leveza e um toque de “brioche” que só o nascimento em solo argilo calcário, o estágio sobre a borra de uvas vindimadas para esse fim.
NO SEU ENTENDIMENTO, QUAL É A IMPORTÂNCIA DO TERROIR PARA UM VINHO? É REALMENTE PERCEPTÍVEL A SUA INFLUÊNCIA NO PRODUTO FINAL?
O Terroir exprime-se quando os vinhos são de uma só casta porque se podem comparar vindos de locais distintos, ao contrário dos de mistura que podem incluir uma variação de percentagem de castas.
A MANEIRA DE COMUNICAR O VINHO TEM SE MODIFICADO COM O ADVENTO DA INTERNET, DAS REDES SOCIAIS E COM O FENÓMENO DA GLOBALIZAÇÃO. OS CONSUMIDORES ESTÃO CADA VEZ MAIS EXPOSTOS A UMA MAIOR VARIEDADE DE PRODUTOS E INFORMAÇÕES. COMO LIDA COM ESTA NOVA REALIDADE? ACREDITA QUE AS NOVAS FERRAMENTAS QUE TECNOLOGIA NOS PROPORCIONA PODEMCOEXISTIR COM A CULTURA MILENAR DO VINHO? COMO CONSEGUIR ESTE EQUILÍBRIO ENTRE INOVAÇÃO E TRADIÇÃO?
As novas gerações nos países determinantes para o futuro do negócio do vinho estão cada vez mais ávidas de experimentar as nuances que só o conhecimento baseado na patine que a natureza moldou ao longo de muitos séculos, criando a tradição e a ligação das castas a cada região.
Daí a singularidade ser a vantagem dos pequenos produtores que podem ver valorizados na raridade os seus vinhos por esses buscadores de novidade e distinção.
PARA FINALIZAR, PODE PARTILHAR CONNOSCO UMA SUGESTÃO DE HARMONIZAÇÃO?
Um vinho tinto Vinha Pan 2000 com um peito de pato.