Natália Andrade

Apaixonada por vinhos, acredito que as coisas boas da vida devem ser brindadas. Encontre aqui dicas do que há de melhor no mundo da vitivinicultura.

Siga-nos
Newsletter

Instagram Feed
@winelicious_
Wine Tasting Notes
Recent Posts

Quanto mais velho o vinho for melhor ele será?

Quanto mais velho o vinho for melhor ele será?

A resposta para esta pergunta que muitos nos fazem é: “não necessariamente!”

Primeiro de tudo, devemos perceber se estamos diante de um vinho com potencial de guarda ou não.

Os vinhos de guarda ainda que possam ser consumidos no momento da compra, apresentam um grande potencial de envelhecimento, podendo adquirir características mais complexas com o passar do tempo, pelo que vale a pena serem guardados. Se este for o caso e tiver dúvidas de como armazenar um vinho correctamente, consulte esta publicação.

Contudo, nem todo os vinhos apresentam este potencial e, quando assim for, deverão ser consumidos ainda jovens, visto que o passar do tempo não lhes conferirá mais propriedades, podendo mesmo comprometer a sua qualidade. Note que 90% dos vinhos que são produzidos não precisam e não devem ser guardados, devendo ser consumidos no prazo máximo de 5 anos após o engarrafamento.

Lembre-se que o vinho é uma bebida viva e evolutiva, e, por assim ser, apresenta uma curva de vitalidade que compete a nós enófilos perceber quando este atinge o auge da sua evolução para não deixar esse período passar e vir a consumir o vinho quando ele já está a desvanecer.

 

 

Natália Andrade
blog.winelicious@gmail.com