08 Jul Óbidos
A menos de 85km de Lisboa, encontramos Óbidos, uma vila medieval de casinhas floridas e graciosas lojinhas de artesanato. A vila integra um dos três percursos da Rota da Vinha e do Vinho do Oeste que esta dividida entre as Linhas de Torres, as Quintas de Alenquer e Óbidos. Este último percurso contempla para além da emblemática vila medieval, as quintas do Bombarral, a lagoa de Óbidos, a cidade termal das Caldas da Rainha, Rio Maior e as suas salinas, e ainda o Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros.
Esta é uma das vilas medievais mais românticas da Europa. Passear pelas suas muralhas e ruelas, contemplar a inúmeras portas góticas, vasos floridos, igrejas, jardins fechados e azulejos ao longo do percurso, se deslumbrar com um castelo do Século XII, é testemunhar que esta vila é merecedora da distinção feita pela UNESCO como património mundial. A cada passo, deparamo-nos com vestígios de civilizações passadas, a vila respira arte, presenciamos o gótico, passando pelo Renascimento e Barroco. Esta herança material que nos foi deixada ao longo dos anos, associada à programação cultural, tornam Óbidos num pólo de atracção turística, sendo uma das 7 maravilhas de Portugal.
Ginjinha
Passear pela vila de Óbidos tem sabor, sabor à famosa Ginjinha. A Ginjinha de Óbidos é um licor típico da região obtido através da maceração da ginja, fruta que se assemelha à cereja. Este licor vermelho escuro tem um sabor acentuado, um perfume intenso e por vezes é servido com as ginjas embebidas. Na vila é comumente servida em copos de chocolate, simplesmente delicioso!
Óbidos, um passeio a não perder!