Natália Andrade

Apaixonada por vinhos, acredito que as coisas boas da vida devem ser brindadas. Encontre aqui dicas do que há de melhor no mundo da vitivinicultura.

Siga-nos
Newsletter
Instagram Feed
@winelicious_
Wine Tasting Notes
Recent Posts

Como remover mancha de vinho

Como remover mancha de vinho

Nada de pânico, mas seja rápido! Remover uma mancha recente é bem mais fácil que uma já seca. Vão aqui algumas dicas…

  • Com a ajuda do papel-toalha, retire o excesso de vinho no tecido e, em seguida, lave-a com água quente e sabão. A temperatura mais água mais cálida auxiliará a remoção da bebida que entranhou no tecido.
  • Há quem prefira depositar um punhado de sal sobre a mancha, de modo que o sal absorva o vinho. Repetindo este processo a mancha vai clareando e por fim, poderá lavar o tecido normalmente.
  • Poderá ainda optar também por uma solução de vinagre branco e água morna (1/4 de vinagre e 3/4 de água morna). Aplique a mistura sobre a mancha de vinho tinto e com o auxílio de uma toalha limpa e seca, vá retirando o excesso de líquido. Deverá repetir o processo até a mancha desaparecer.
  • O vinho branco pode ser um grande aliado nesta hora! Diante de uma mancha de vinho tinto, aplique vinho branco sobre a mancha para que este neutralize o vinho tinto e permita uma remoção mais fácil.

Atenção

  • Evite esfregar o tecido, pois a fricção irá entranhar mais a bebida no tecido, dificultando eliminá-la.
  • No caso da mancha se restringir apenas a um lado da roupa, tenha o cuidado de colocar uma tolha entre a mancha e a parte limpa, evitando que manche também o outro lado.
  • Se depois destes processos a mancha ainda persistir, deverá utilizar um tira manchas da sua preferência. Note que após retirar o máximo possível da mancha de vinho tinto com os métodos citados, esta poderá ser facilmente removida tal como qualquer outra mancha.
  • Os vinhos menos encorpados e de tons mais claros são mais fáceis de remover. Os vinhos mais escuros e encorpados dão mais trabalho e normalmente exigem técnicas mais arriscadas.
  • Não devemos aplicar estas técnicas em tecidos que devam ser limpos a seco, sob pena de danificá-los. Assim, deverá colocá-los para lavar a seco o quanto antes.

Emergência

  • Se a ocasião não permitir executar os processos anteriormente citados, poderá humedecer a mancha de vinho com uma mistura de sabonete líquido e água quente, retardando assim que a mancha seque e torne mais difícil a sua remoção.

Manchas já secas

Calma, nem tudo está perdido…

  • Para remover manchas secas de vinho tinto, deverá apostar em uma solução de água oxigenada e sabão. Todavia, há que se ter em consideração ao facto do tecido manchado ser delicado ou ter tendência para descolorir. Se for este o caso, deverá humedecer a mancha com vinho branco e aplicar uma pasta de bicarbonato de sódio e água, deixando esta repousar por algumas horas e humedecendo esta pasta de tempos em tempos. Depois, lave o tecido normalmente.

Manchas de vinho branco

  • O vinho branco também pode manchar, apesar de não deixar uma mancha tão perceptível como a do vinho tinto. Esta é mais fácil de remover e, na maioria das vezes, basta um pano limpo húmido com água fria para removê-la.
  • Se a mancha já estiver seca, deverá lançar mão das técnicas acima mencionadas e ainda enxaguá-la entre as repetições para remover os resíduos e atingir o pH normal.
  • Manchas em tapete poderão ser removidas utilizando água com gás directamente aplicadas sobre a mancha sem necessidade de enxagúe.
  • Pode também fazer uso de água oxigenada para limpar manchas de vinho branco. Com uma mistura de água morna e água oxigenada, humedeça a mancha e deixe agir por 30 minutos. Use uma toalha para cobrir a mancha, de modo que a reacção química não seja exposta à luz directa. Observe, porém, que é necessário verificar durante este período de repouso se água oxigenada não está a descolorir o tecido.
Natália Andrade
blog.winelicious@gmail.com