06 Jan Alentejo
Fotos: CVR Alentejana
O Alentejo ocupa pouco mais de um terço do território continental português. O clima é continental contando com verões quentes e invernos frios. A planície característica da região e a ausência de barreiras orográficas inibem a condensação da humidade vinda do mar, afastando assim uma influência atlântica mais acentuada aos vinhos do Alentejo. Todavia, são justamente os poucos acidentes orográficos na paisagem que pautam e particulariza cada uma das sub-regiões, assegurando condições singulares para a vitivinicultura em toda a região.
A DOC (Denominação de origem controlada) Alentejo está sub-dividida nas seguintes regiões: (1) Borba, (2) Évora, (3) Granja-Amareleja, (4) Moura, (5) Portoalegre, (6) Redondo, (7) Reguengos e (8) Vidigueira. O que elas têm em comum? A capacidade de produzir vinhos de qualidade, ricos em aromas, redondos e suaves, com uma capacidade singular para serem bebidos jovens, sabendo, porém, envelhecer com distinção!
Actualmente, os vinhos alentejanos são os preferidos dos portugueses. De acordo com os dados mais recentes do Instituto da Vinha e do Vinho (IVV), o sector vitivinícola obteve um crescimento de vendas no mercado interno de 2,7% até outubro passado, o correspondente a quase 13 milhões de euros. Atente-se para o facto dos vinhos alentejanos terem verificado o maior acréscimo em vendas, em torno de 20,1%, atingindo a quota nacional de 25,6%, consagrando assim a preferência dos portugueses pelos vinhos desta região.
Deixo-vos aqui alguns vídeos promocionais da CRV Alentejana que revelam um pouco mais desta fantástica região vitivinícola que tanto agrada aos portugueses e que cada vez mais consagra a sua fama internacional.
Bons vinhos!!