
11 Jan O processo de envelhecimento dos vinhos da Rioja
O processo de envelhecimento caracteriza e diferencia os vinhos da Rioja dos demais vinhos provenientes de outras regiões vinícolas do mundo. Depois de permanecer em barricas bordalesas de carvalho o vinho passa ainda por um estágio em garrafa.
Os vinhos envelhecidos estão divididos em três categorias, são elas:
Crianza
Corresponde a vinho com uma idade mínima de dois anos, que tenha permanecido pelo menos um ano em barrica de carvalho e o restante em garrafa até a sua saída ao mercado.
Reserva
São vinhos muito seleccionados com um envelhecimento mínimo entre barricas de carvalho e garrafas de três anos, um deles ao menos em carvalho.
Gran Reserva
Corresponde a vinhos com colheitas excepcionais que tenham envelhecido por um período mínimo de dois anos em barrica e três.
Nos últimos tempos têm surgidos vinhos diferentes que não se encaixam nesta classificação e são denominados “vinhos de autor” ou “vinhos de pago”, nos quais os métodos de elaboração são mais livres em seus tempos e que se baseiam nos desejos dos enólogos, sempre tendo em conta as características especiais que pode oferecer cada tipo de uva.
Bons vinhos!!