25 Jun Ceviche de salmão: uma entrada fresca e deliciosa
Hoje, vou partilhar convosco uma receita sugerida pela Concha Y Toro, um Ceviche de salmão. Este prato é típico nos países sul-americanos banhados pelo Oceano Pacífico (sua origem é disputada entre o Chile e o Perú, como se não bastasse o duelo do Pisco) e ideal para harmonizar com vinhos brancos.
Esta receita, perfeita para anteceder o prato principal das vossas refeições, pode também ser elaborada com outras variedades de pescados. Usem a imaginação e não fiquem pelo salmão.
A sugestão do sommelier Martín Durán para acompanhar este prato é o vinho Terrunyo Sauvignon Blanc, um vinho que se obtém da combinação de quatro clones distintos de Sauvignon Blanc, o que lhe confere diferentes e intensas notas aromáticas. Além disto, é um vinho que durante o processo de elaboração entra em contacto com as borras, o que dá mais estrutura e presença na boca.
Ingredientes:
- 600 gramas de filetes de salmão fresco
- ¾ taça de sumo de lima (no Brasil, suco de limão)
- 1 colher de gengibre fresco finamente picado
- 1 colher de pimento verde picado (no Brasil, pimentão verde)
- 2 colheres de julianas de lima muito finas
- 1 colher de salsa picadinha
- 2 cebolas roxas cortadas em tirinhas
- Sal e pimenta (q.b.)
- Azeite de oliva
- 1 Colher de pimenta rocoto picada (poderá ser substituída pela malagueta)
- Para acompanhar, milho e batata-doce cozida.
Preparo:
- Em uma tigela, misturem o salmão, o sumo de lima, a juliana de lima, o gengibre e o pimento verde. Deixem repousar por 5-8 minutos.
- Adicionem a salsa e a cebola; temperem com sal e pimenta e mexam bem. Deverão servir imediatamente para que o salmão não perca sabor nem textura.
- Quando servirem, acrescentem umas gotas de azeite de oliva e decorem com pimenta rocoto. Se gostarem, poderão acompanhar esta receita com milho e batata-doce.
(*) Receita de Héctor Vergara, do livro “El vino perfecto para cada comida”, pág. 44 Ed. Planeta Vino S.A producido por Origo.