Natália Andrade

Apaixonada por vinhos, acredito que as coisas boas da vida devem ser brindadas. Encontre aqui dicas do que há de melhor no mundo da vitivinicultura.

Siga-nos
Newsletter

Instagram Feed
@winelicious_
Wine Tasting Notes
Recent Posts

Sabrage

Sabrage

A sabragem, do francês sabrage, consiste na técnica centenária empregada para abrir uma garrafa de vinho espumante utilizando um sabre ou uma espada.

A técnica utilizada em ocasiões festivas remonta uma tradição francesa e torna-se um espectáculo a parte. Conta a história que, no início do século XVIII, Napoleão e seus soldados tinham por tradição comemorar as suas vitórias nos campos de batalha, degolando as garrafas de Champagne com um único golpe de seu sabre. Ainda que não tenha sido o inventor da técnica foi quem a imortalizou e a difundiu.

Dicas para o momento da Sabrage:

  • Recomendamos os espumantes elaborados através do método Champenoise, devido à maior resistência da garrafa.
  • O espumante deve estar na temperatura ideal de consumo (6° a 8° C). É importante salientar que a sabrage nunca deve ser feita com garrafas a temperatura ambiente.
  • Primeiro, remova a cápsula e a gaiola da garrafa, de modo a deixar livre o gargalo da garrafa. Depois, com uma das mãos segure firmemente a garrafa na base, apoiando o dedo polegar no fundo da garrafa (é recomendável a utilização de um pano para proteger a mão) e com a outra mão, o Sabre. A garrafa deve permanecer levemente inclinada para cima (em um ângulo de 30° a 45°) e para frente, apontando para o lado oposto dos presentes, por segurança. Posicione a lâmina do sabre no início do gargalo da garrafa e com um golpe firme, porém sem muita força (para não quebrar a garrafa), deslize a lâmina em direcção a boca da garrafa, a qual se rompe, levando consigo a rolha.

 Saúde!
Natália Andrade
blog.winelicious@gmail.com