Natália Andrade

Apaixonada por vinhos, acredito que as coisas boas da vida devem ser brindadas. Encontre aqui dicas do que há de melhor no mundo da vitivinicultura.

Siga-nos
Newsletter

Instagram Feed
@winelicious_
Wine Tasting Notes
Recent Posts

Três aplicativos (must-have) para os apreciadores de vinho

Três aplicativos (must-have) para os apreciadores de vinho

Os aplicativos relacionados com vinho que indico quer pela praticidade na utilização quer  pela qualidade das informação disponibilizadas são três, sendo que  cada um deles possui características e  finalidades distintas que se complementam. São eles:

1) Vivino:

Provavelmente seja o aplicativo de vinhos mais difundido entre os enófilos. A sua praticidade é uma mais-valia, atraindo até mesmo aqueles que não ligam tanto para aplicativos. Com uma simples foto do rótulo o aplicativo exibe uma breve apresentação do produto, trazendo informações básicas como: região de proveniência, produtor, colheita, castas utilizadas, preço médio e um ranking formado através das classificações que são atribuídas pelos utilizadores. Em alguns casos, apresenta ainda algumas sugestões genéricas de harmonização. É um aplicativo bastante intuitivo no qual poderá atribuir a sua própria classificação,  partilhar as suas opiniões, servido assim também como um bloco de notas que sempre poderá recorrer na hora de escolher/comprar um vinho, bem como criar uma base de dados despretensiosa dos produtos que prova.

Eventualmente, o aplicativo poderá não reconhecer o scanner do rótulo submetido, de modo que a foto será remetida para uma etapa de  identificação “manual”. Na versão gratuita, essa identificação pode levar tempo significativo para obtermos as informações, o que já não acontece na versão paga em que a informação solicitada levará apenas alguns minutos para ser disponibilizada.

Outro ponto positivo do Vivino é que ele funciona como uma rede social dos amantes do vinho, permitindo ao utilizador adicionar amigos e acompanhar as publicações e classificações atribuídas pela sua comunidade de amigos.

(Para quem quiser me seguir no Vivino: Natália Viana)

* Disponível para iPhone e Android

2) Delectable:

Trata-se de um aplicativo gratuito que tem o funcionamento parecido com o Instagram (na verdade, um autêntico Instagram de vinhos).  Nele poderá partilhar os rótulos que prova, seguir os  seus amigos  e ainda contactar críticos influentes, sommeliers renomados e as próprias vinícolas. É assim um aplicativo informativo, com forte apelo visual e que tem como premissa criar tendências de consumo.

Há ainda que salientar  que tanto o Vivino como o Delectable permitem ao utilizador escolher a opção em que as suas publicações são automaticamente partilhadas em outras redes sociais como o Facebook, Twitter e Instagram.

 * Disponível para iPhone e Android

 

3) Pair it:

Um aplicativo pago que pretende auxiliar na harmonização entre comidas e vinhos (o que convenhamos não é tarefa tão fácil para os iniciantes na “vinosfera”). Ele foi concebido e desenvolvido pelo chef californiano Bruce Riezenman, pretendendo ser um guia divertido para quem aprecia a enogastronomia e não quer fazer feio.

O aplicativo oferece uma enorme variedade de sugestões de harmonizações (até mesmo para as castas pouco difundidas, combinando 180 castas com 1.000 opções de pratos). Alem disso, disponibiliza o link das receitas em diversos sites, de modo a encorajar ao utilizador nas suas escolhas. Nele os vinhos são organizados pelas suas características (castas, cor, frescura, aromas, etc…), conduzindo o utilizador até a harmonização ideal.

Confesso que não é muito intuitivo num primeiro olhar quando comparado aos aplicativos até então mencionados, mas a variedade de informações disponibilizadas  e a qualidade das mesma terminam por compensar.

 * Disponível para iPhone e Ipad

 

Bons vinhos!

Natália Andrade
blog.winelicious@gmail.com