Natália Andrade

Apaixonada por vinhos, acredito que as coisas boas da vida devem ser brindadas. Encontre aqui dicas do que há de melhor no mundo da vitivinicultura.

Siga-nos
Newsletter

Instagram Feed
@winelicious_
Wine Tasting Notes
Recent Posts

Baga

Baga

A Baga é uma casta de amadurecimento tardio que dá origem normalmente a vinhos tintos pobres, bastante tânicos que podem se revelar adstrigentes na juventude, porém ao envelhecerem adquirem complexidade. Todavia, quando o vinho é engarrafado, esta casta pode originar vinhos tintos ricos, densos, com aromas a cereja e damasco e com o envelhecimento pode adquirir ainda notas a tabaco e cedro.

Esta é uma variedade de produção elevada, apresentando cachos composto por bagos pequenos e de maturação tardia. Quando cultivada em solos argilosos e com boa exposição solar, consegue amadurecer corretamente e dar origem a vinhos bastante escuros, concentrados de aroma e que permitem envelhecer em garrafa por largos anos. Devemos aqui também ressaltar a sua utilização na produção de vinhos espumantes.

A região da Bairrada é quem mais lança mão desta casta, porém o seu cultivo tem vindo a crescer nas restantes regiões das Beiras, abrangendo a região do Dão.

Harmonização

Leitão | Pato e Carne de caça

Tags:
,
Natália Andrade
blog.winelicious@gmail.com