ABout Us

Apaixonada por vinhos, acredito que as coisas boas da vida devem ser brindadas. Encontre aqui dicas do que há de melhor no mundo da vitivinicultura.

Follow Us
Newsletter

Instagram Feed
@winelicious_
Wine Tasting Notes
Recent Posts
Winelicious | Bairrada
4073
post-template-default,single,single-post,postid-4073,single-format-standard,ajax_updown,page_not_loaded,,side_area_uncovered_from_content,qode-content-sidebar-responsive,columns-4,qode-theme-ver-14.3,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.7,vc_responsive

Bairrada

Bairrada

A região vitivinícola e gastronómica da Bairrada situa-se entre dois importantes centros urbanos portugueses, Aveiro e Coimbra.

image

A região Demarcada da Bairrada abrange 8 municípios (Águeda, Anadia, Aveiro, Catanhede, Coimbra, Mealhada, Oliveira do Bairro e Vagos) e contempla uma diversidade de paisagens, onde o visitante poderá encontrar lugares bastantes distintos ao percorrerem poucos quilómetros.

image

Loja da Rota da Bairrada

image

Palácio do Buçaco

image

A Bairrada é um excelente destino enoturístico, a sua volta e num raio máximo de 50 km, os visitantes encontram muitos e variados pontos turísticos que podem e devem ser combinados com a degustação dos seus típicos vinhos e a gastronomia local.

No concelho de Anadia, encontramos o Museu do Vinho e restante complexo vitivinícola (Comissão, Estação e Escola Profissional), já para poente contemplamos as praias da Costa Nova, de Mira e da Figueira da Foz, e para nascente as montanhas do Caramulo e do Buçaco.

Gastronomia

Na gastronomia local destacamos as sopas de peixe e as entradas à base de mariscos, os pratos de peixe grelhado ou no forno (especialmente o robalo assado) e as carnes (atenção ao famosíssimo leitão assado no forno de lenha). Nos doces, não deixem de experimentar os ovos moles de Aveiro, os pasteis e as queijadas de Tentúgal, os pasteis de Santa Clara de Coimbra (água na boca só de pensar) ou a doçaria conventual do Lorvão.

Vinhos

Encontramos inúmeras caves e adegas abertas ao público na região. Nelas poderá provar os bons vinhos deste terroir, conhecer as instalações (que tem para todos os gostos, das mais tradicionais às mais modernas) e confirmar tradição vitivinícola local.

Note-se que a Bairrada é a mais antiga e importante região de espumantes de Portgal, produzindo espumantes pelo método clássico desde 1890. Actualmente, esta região, plena de tradição, tem se renovado e reinventado, sendo palco para grande enólogos conceberem vinhos distintos e cheios de carácter.

Visitem o website da Rota da Bairrada para conhecer um pouco mais sobre a região e programar a sua visita!!

winelicious
dev@winelicious.pt