Natália Andrade

Apaixonada por vinhos, acredito que as coisas boas da vida devem ser brindadas. Encontre aqui dicas do que há de melhor no mundo da vitivinicultura.

Siga-nos
Newsletter

Instagram Feed
@winelicious_
Wine Tasting Notes
Recent Posts
Winelicious | Boas ideias para organizar jantares vínicos!
7776
post-template-default,single,single-post,postid-7776,single-format-standard,ajax_updown,page_not_loaded,,side_area_uncovered_from_content,qode-content-sidebar-responsive,columns-4,qode-theme-ver-14.3,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.7,vc_responsive

Boas ideias para organizar jantares vínicos!

Boas ideias para organizar jantares vínicos!

Organizar um jantar é uma óptima maneira de construir relacionamentos, incrementar a sua comunidade de amigos e ampliar os seus conhecimentos sobre esta fascinante bebida.  Note que as pessoas estão dispostas a gastarem mais por um vinho quando este vai ser servido em eventos sociais, de maneira que podemos aproveitar estas ocasiões para aceder à vinhos mais complexos e degusta-los em companhia, permitindo assim que conversas sobre o mundo dos vinhos venham à tona, possibilitando novas experiências e um maior leque de conhecimentos  a cerca do produto.

Como organizar jantares vínicos incríveis e práticos? Veja algumas das nossas sugestões:

 

  • Elegante:

Ao organizar um jantar elegante escolha um grupo onde todos consigam se sentar à mesa e opte por um menu composto por couvert, uma entrada e dois pratos principais.

Para um grupo de 8 pessoas poderá escolher 6 rótulos: 2 brancos e 4 tintos. Dê preferência à castas clássicas como a Sauvignon Blanc, Chardonnay e Cabernet Sauvignon que são mais fáceis de agradar à todos e deixe para inovar na região ou nos produtores.

Sirva os vinhos da esquerda para direita dispondo então as taças do vinho de sobremesa, do branco, do tinto, do espumante, bem como um copo d’água. A hidratação é muito importante quando estamos a beber bebidas alcóolicas, para além de ajudar na limpeza do paladar.

Divida os casais e não se sente a cabeceira, crie ambiente para a conversa fluir!

 

  • Intimista:

Esta é uma ocasião perfeita para servir pratos mais elaborados  – já que a quantidade a ser servida será menor, poderá se dedicar mais na confecção dos pratos – e servir aqueles vinhos mais especiais da sua colecção. Jantares criam memória afetiva, os inimistas então nem se fala!

Velas, flores naturais, bons vinhos e uma boa conversa…ingredientes para uma noite memorável. Poderá ainda dispor os vinhos numa “ilha” de bebidas, permitindo que seus amigos se sintam em casa e possam eles mesmo se servirem. Este ambiente intimista e aconchegante certamente estimulará que todos se sintam à vontade para partilhar suas opiniões a cerca dos vinhos que provam.

 

  • Prato de eleição:

Adora cozinhar e sabe fazer um determinado prato como mais ninguém? Então, esta é a hora de mostrar seu talento e surpreender seus convidados. Escolha 2 ou 3 vinhos que harmonizem com a sua especialidade e descubram juntos qual deles foi a melhor combinação, se surpreenderá com as diferentes opiniões.

 

  • Cozinha Regional:

Escolha uma região específica e explore o que há de melhor nela! Esta opção permitirá redescobrir pratos, conhecer mais sobre as tradições locais e ter acesso à ingredientes que no cotidiano caem no desuso. Se optar pela região que reside, poderá dar preferência aos produtos dos produtores locais, assegurando assim alimentos mais frescos e uma autenticidade maior na confecção dos pratos.

Crie ambiente e uma experiência mais completa. Não fique só pelos pratos, opte pelos os vinhos da região, faça uma playlist com músicas regionais para transportar seus convivas para aquela área específica e juntos explorem este terroir. Verá quão divertido é!

 

  • Ingrediente favorito:

Poderá reunir os amigos para degustarem bons vinhos e ainda partilhar o gosto por um determinado ingrediente. A organização do jantar deverá rondar à volta do ingrediente escolhido, assim todos poderão levar um prato que leve este na sua composição, o que permitirá a criatividade transbordar e todos se esforçarem nas suas criações.

Primeiro, escolha o prato e depois eleja um vinho que harmonize com ele. Convide os demais a fazerem o mesmo, assim poderão provar uma maior variedade de vinhos semelhantes e compará-los.

Incentive uma competição amistosa e votem qual prato servido foi o melhor da noite. Se a comida é caprichada todos saem a ganhar.

 

Se gostou das nossas sugestões, partilhe com os amigos e combinem um jantar vínico já a seguir. Cheers!

 

 

 

 

winelicious
dev@winelicious.pt