
18 Dez Calculando a quantidade de alimentos
Nesta época de fim de ano são habituais as confraternizações com os colegas de trabalho, amigos e familiares. Todos se reúnem para colocar a conversa em dia, matar as saudades e brindar as conquistas que tiveram ao longo do ano.
O momento é sempre de muita alegria, mas para alguns anfitriões organizar estas recepções pode trazer também algum desconforto, já que muitas vezes têm dificuldades em estipular a quantidade ideal de bebidas e comidas por convidado. Neste post anterior, falamos sobre a quantidade ideal de bebidas e hoje, para evitar exageros tão comuns nesta época natalícia, vamos apresentar algumas noções sobre a quantidade padrão de comida por pessoa.
Assim, comece por contar quantos convidados você pretende receber, a respectiva faixa etária e o sexo. Lembre-se que quanto mais jovens estes forem, mais comida será consumida e que os homens terminam por comer mais do que as mulheres.
Ficam aqui algumas noções para guiar os vossos preparativos:
Cálculo básico de comidas por convidado
- Canapés: 4 – 5 por pessoa
- Salgadinhos: 6 – 8 por pessoa (se for servido um jantar completo em seguida) | 12-15 por pessoa (se for servido apenas o coquetel)
- Queijos: 150g por pessoa
- Arroz: 50g por pessoa (ainda cru)
- Massas: 150 – 200g por pessoa
- Camarão: 70g por pessoa
- Carne e peixes: 200g por pessoa
- Docinhos: 5 a 6 por pessoa
- Bolo: 100 a 150g por pessoa
- Sorvete: 1 bola por pessoa (1kg = 20 bolas)
Boas festas!