ABout Us

Apaixonada por vinhos, acredito que as coisas boas da vida devem ser brindadas. Encontre aqui dicas do que há de melhor no mundo da vitivinicultura.

Follow Us
Newsletter

Instagram Feed
@winelicious_
Wine Tasting Notes
Recent Posts
Winelicious | Castas
1016
post-template-default,single,single-post,postid-1016,single-format-standard,ajax_updown,page_not_loaded,,side_area_uncovered_from_content,qode-content-sidebar-responsive,columns-4,qode-theme-ver-14.3,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.7,vc_responsive

Castas

Castas

As castas consistem nas características genéricas de um conjunto de videiras, oriundas de uma ou de várias plantas morfologicamente afins. Uma mesma casta quando cultivada em solos e climas distintos, origina vinhos diferentes, ainda que algumas características aromáticas peculiares da casta se conservem. Estas podem ser utilizadas isoladamente, dando origem à vinhos monovarietais que expressam toda a personalidade e subtileza da variedade de uva utilizada ou podem ser misturadas com outras variedades (blends ou vinho de corte), de forma a conceber vinhos que expressem o melhor de cada uma das castas. Aqui os enólogos vão fazer um jogo de equilíbrio entre as características de cada uma das castas, com base no que acredita ser mais interessante, conseguindo através da mistura e suas proporções as características tintureiras de uma casta e a maior acidez, estrutura ou corpo de outra variedade, por exemplo. O enólogo visa então realçar os pontos fortes de cada uma das castas que compõe o blend, concebendo um produto final mais harmonioso.

Note-se ainda que em cada região demarcada existe um caderno de especificações que determina as castas autorizadas e recomendadas para serem cultivadas na região e somente os vinhos que estejam em conformidade com estas especificações é que poderão apor nos seus rótulos os respectivos signos de origem.

Tags:
winelicious
dev@winelicious.pt