20 Nov Como devemos armazenar uma garrafa de vinho já aberta?
Posted at 08:00h
in
Vinho
by winelicious
Sabemos que o ideal é consumir a garrafa de vinho na integra logo após abri-la, mas por vezes pretendemos apenas degustar uma tacinha ou fazer um brinde especial e não iremos consumir toda a garrafa no mesmo dia. Assim, uma dúvida que surge para muitos enófilos depois de abrir uma garrafa é a seguinte: como devo guardar o vinho que não consumi?
Após abrir a garrafa, expomos a bebida ao oxigênio e aí se inicia um processo oxidativo lento, mas que auxiliado pela bactéria acética, pode converter o vinho em vinagre. Assim, quais são os cuidados que devemos ter para retardar essa oxidação do vinho e não termos uma desagradável surpresa ao irmos consumir o excedente?
Veja aqui algumas dicas de como conservar uma garrafa aberta em condições bebíveis consoante cada tipo de vinho:
Tintos
Quanto maior for a acidez e os taninos presentes no vinho tinto, maior será o tempo de conservação dele após a abertura da garrafa. Podemos dizer que em média aguentam ainda de 3 a 5 dias quando devidamente vedados e conservados em um frigorífico ou em um ambiente escuro à temperatura ambiente.
Brancos e Rosés
Estes vinhos podem ser conservados entre 5 e 7 dias no frigorífico (geladeira, no Brasil) vedados com uma rolha. Porém, há que se ter em mente que a maioria dos vinhos brancos suaves e rosés começam a alterar o sabor já no dia a seguir, de acordo com a sua oxidação.
Espumantes
Os vinhos espumantes vão perdendo a carbonização logo após serem abertos, de modo que devem ser consumidos até 3 dias depois. Note que neste caso deverá vedar a garrafa com uma rolha resistente às borbulhas.
***
Nesta tentativa de conservar o vinho por mais alguns dias, devemos prezar pelo menor contacto deste com o oxigênio, de modo a retardar o processo de oxidação. Desta maneira, podemos optar por rolhas a vácuo, introduzir um gás inerte (vendidos em sprays, normalmente de nitrogênio) que irá se depositar sobre a superfície do vinho, inibindo o contato deste com o ar, ou mesmo acondicionar a sobra numa garrafa menor devidamente arrolhada.
Porém, como já dissemos neste post, as sobras de vinho podem ser utilizadas em receitas no dia seguinte ou transformadas em cubos de gelo a serem utilizados em futuras receitas. Se for esta a sua escolha, basta se inspirar no nosso separador “gastronomia” e mãos à massa.
Bons vinhos!!