Natália Andrade

Apaixonada por vinhos, acredito que as coisas boas da vida devem ser brindadas. Encontre aqui dicas do que há de melhor no mundo da vitivinicultura.

Siga-nos
Newsletter

Instagram Feed
@winelicious_
Wine Tasting Notes
Recent Posts

Como identificar os vinhos que mais lhe agradam?

Como identificar os vinhos que mais lhe agradam?

Diante de uma grande diversidade de rótulos existentes no mercado, capazes de refletir os diferentes estilos, castas, métodos de vinificação, proveniência e todos os demais factores que poderão interferir nas características finais de um vinho, como pode o consumidor encontrar uma directriz capaz de identificar os vinhos que mais lhe agradam e não se desapontar ao abrir uma garrafa?

Uma ferramenta que poderá auxiliar nesta tarefa é o “My Vinotype”, uma nova abordagem no mundo dos vinhos, uma espécie de questionário capaz de identificar 4 personalidades (doce, hipersensível, sensível e tolerante) e que promete facilitar a escolha dos vinhos, na medida em que classifica os consumidores a partir das suas características fisiológicas, das suas percepções a cerca do mundo e das suas preferências, partilhando assim algumas sugestões do que deverão apostar ou evitar, optimizando assim as chances de uma experiência positiva ao identificar o vinho ideal a ser consumido diante das possibilidades apresentadas numa carta de restaurante ou numa prateleira do supermercado.

Poderão conhecer mais através do site, mas deixamos aqui uma breve explicação dos fundadores do método:

DOCE

Você está no topo da sensibilidade e tende a ser muito exigente sobre vinhos e muitas outras coisas – até com a textura dos seus lençóis e roupas. A maioria das suas características são as mesmas do perfil Hipersensível. No entanto, os vinhos doces são definitivamente sua preferência, não é mesmo? Qualquer hora do dia, acompanhando qualquer prato, você está sempre aberta para eles. Quando você encontra suavidade, vinhos delicados e cheios de sabor, vem a certeza que seu paladar não é mesmo para vinhos duros, com alto teor alcóolico, até mesmo Balas Halls podem ser demasiadamente fortes. Aproximadamente 70% do seu Vinotype são do sexo feminino e 30% do sexo masculino. Suas preferências do vinho seguem para estilos mais delicados, com pouca presença de álcool e os tintos precisam ser especialmente ricos e macios para não desagradarem sua sensibilidade aguçada. Seu Vinotype tende a amar sangria, White Zinfandel, vinhos alemães como Rieslings e muitos dos vinhos chamados de “sobremesa” são sempre bem vindos!

HIPERSENSÍVEL

Você está em direção ao topo da escala de sensibilidade sensorial. Geralmente você é muito exigente – por mais informações novas você não quer se afastar dos vinhos que ama, mas sempre está atrás de aventuras que te façam explorar novos vinhos (claro, sempre com parâmetros claros). É muito provável que você corte as etiquetas de suas roupas e leve um bom tempo até encontrar lençóis e fronhas que agradem. Pra você, o volume da TV está sempre alto e o ar condicionado fora da temperatura ideal. É bem provável que você goste de chá e que sua mãe teve náuseas na sua gravidez (se você for homem, é garantido que sim). Esportes individuais são ótimos para sua personalidade, mas se você participar de um grupo é bem possível que seja o líder.

SENSÍVEL

Você está bem no centro da escala da sensibilidade. Isso significa que o seu Vinotype representa a maior parte das pessoas e que vocês estão aptos a desfrutarem da mais ampla gama e diversidade de estilos de vinho.  Você é flexível, adaptável, aventureiro e um campeão de “contexto” para encontrar apenas o vinho “certo”. Seu parto provavelmente foi bem tranquilo. O seu perfil tende a ter mais espírito-livre e ser menos rígido na vida. Tem coisa que não é preciso levar à sério, não é Nos negócios e nas relações familiares, você tende a ser um moderador e pode ter dificuldade em tomar grandes decisões. Considerando que os perfis Hipersensível e Doce prosperam no meio do caos, o perfil Tolerante olha pro mundo com objetividade, você pode ver ambos os lados, abraçar as múltiplas formas ao seu redor e ficar bem assim.

TOLERANTE

Você pede por mais intensidade e sabor e não compreende como outras pessoas podem beber vinhos “fracotes, ou até mesmo café. Quem convive com você pode se queixar muitas vezes que o volume da TV está alta ou podem querer que você ajuste o ar condicionado. Sua personalidade é decisiva porque você pensa mais preto-no-branco, com objetividade.

 

Faça o teste e partilhe connosco o resultado, qual grupo você faz parte?

 

Bons vinhos!!

 

Natália Andrade
blog.winelicious@gmail.com