ABout Us

Apaixonada por vinhos, acredito que as coisas boas da vida devem ser brindadas. Encontre aqui dicas do que há de melhor no mundo da vitivinicultura.

Follow Us
Newsletter

Instagram Feed
@winelicious_
Wine Tasting Notes
Recent Posts
Winelicious | Dão
6033
post-template-default,single,single-post,postid-6033,single-format-standard,ajax_updown,page_not_loaded,,side_area_uncovered_from_content,qode-content-sidebar-responsive,columns-4,qode-theme-ver-14.3,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.7,vc_responsive

Dão

Dão

A região vitivinícola do Dão é o berço da Touriga Nacional, onde nascem vinhos elegantes, frescos e cheios de personalidade. Esta região demarcada (segunda região demarcada portuguesa) situa-se no centro do extremo inferior do norte de Portugal e coincide com o Planalto Beirão, que está rodeado por maciços montanhosos compostos a norte pelas serras da Nave, Montemuro e Lapa, a sul pelas serras do Buçaco, Açor e Lousã, a este pela serra da Estrela e a oeste pela serra do Caramulo.

O clima da Região Demarcada do Dão é marcado pelas cadeias montanhosas que a circundam e que a protegem da influência atlântica. De modo geral, podemos dizer que o clima desta região é temperado, sendo a influência mediterrânica superior à atlântica. Assim, esta região, rodeada de serras que a protegem dos ventos, dá origem a vinhos com boa capacidade de envelhecimento em garrafa. A vinha é plantada entre os 200 m e os 700 m, porém quase metade das plantações estão situadas entre 400 m e 500 m de altitude.

Sub-regiões

A Região Demarcada do Dão está subdividida em 7 sub-regiões: Besteiros, Silgueiros, Castendo, Terras de Senhorim, Terras de Azurara, Alva e Serra da Estrela.

Castas 

As vinhas são compostas por uma grande variedade de castas, entre as quais destacamos nas tintas a Touriga Nacional, Jaen, Tinta Roriz (Aragonez) e Alfrocheiro e nas brancas a Encruzado, Malvasia Fina, Verdelho, Bical e Cercial. Os vinhos tintos são encorpados, aromáticos e podem adquirir bastante complexidade com o envelhecimento em garrafa. Os brancos, por sua vez, tendem a ser aromáticos, frutados e bastante equilibrados.

winelicious
dev@winelicious.pt